Quinta-feira
15 de abril
Obra de arte
Vamos à presença Dele com ações de graças, vamos aclamá-Lo com cânticos de louvor. Salmo 95:2

Em um mundo tão agitado, ainda existe lugar para a arte? Deus nunca abriu mão do belo e da arte para Se comunicar conosco. O maior Artista deixou Sua assinatura nos milhões de cores, em incríveis harmonias e contrastes. Concluiu Sua semana artística como escultor cósmico, ao modelar a partir do barro um ser à Sua imagem e semelhança, perfeito em formas e proporções. E Sua arte ganhou vida!

Apesar de existir a arte nociva e profana, não podemos ignorar o valor e a relevância da boa arte para a vida espiritual. De todas as expressões artísticas, talvez a mais comum e apreciada seja a música. Ela nos acompanha e consola do nascimento à morte. Certos hinos nos acompanham e se tornam marcantes em determinadas fases da vida.

“Senhor, Tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; Tu és o oleiro. Todos nós somos obra das Tuas mãos” (Is 64:8). Assim como Adão foi modelado no princípio, precisamos nos dispor como o barro a ser modelados por Deus. Ideias equivocadas, pensamentos impuros, violência e pecados ocultos desfiguram a imagem divina em nós.

O grande Artista ainda esculpe. Porém, Ele precisa trabalhar muito mais para modelar o caráter e as intenções, pois lida com um barro resistente, que supõe saber o que é melhor para si. “Como se fosse possível imaginar que o oleiro é igual ao barro! Acaso o objeto formado pode dizer àquele que o formou: ‘Ele não me fez’? E o vaso poderá dizer do oleiro: ‘Ele nada sabe’?” (Is 29:16). Não podemos nos rebelar contra o Oleiro. Somos barro; Ele é o Oleiro. Ele sabe o que é melhor para nós. Renda-se ao grande Mestre. Com arte, Ele dará forma, utilidade e beleza à sua vida.