Quarta-feira
05 de maio
Relacionamentos saudáveis
Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos. 1 Tessalonicenses 3:12

Ninguém prospera sozinho. Nossa realização, satisfação e autoestima dependem de nossos relacionamentos. Nossa identidade, personalidade e posicionamento são entrecortados por influências e vozes de pessoas como nossos pais, amigos, familiares, vizinhos, colegas, professores, pastores e chefes. Enfim, somos seres sociáveis e interdependentes; logo, precisamos nos relacionar.

Para muitas pessoas, é difícil desenvolver relacionamentos saudáveis, por que, de fato, somos essencialmente egoístas. Assim, para que nosso amor para com os outros seja constante e resistente às intempéries da vida, ele precisa se espelhar na relação que existe entre Deus Pai e Seu Filho, Jesus.

Na cultura popular existem alguns ditados como “bateu, levou” ou “se me trata mal, eu respondo com a mesma moeda”. Mas essa não é a maneira que Deus Se relaciona conosco. Tenha em mente que Jesus nos amou sem que merecêssemos ser amados. Somos indignos de nos relacionarmos com Ele; mesmo assim, Ele veio à Terra e nos amou. Tirou-nos da lama do pecado, “das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9).

Se você hoje está pronto para entrar na vida, com condições de enfrentar o futuro, é porque um dia alguém o amou e investiu tempo e emoções em sua formação. Se você conheceu a graça de Jesus e experimentou a salvação em Cristo é porque alguém o amou e lhe apresentou as verdades de um Salvador. Você vê? Os relacionamentos exigem entrega e paciência. Portanto, siga o exemplo de Jesus e deixe o amor Dele dirigir suas relações. Faça a todos o que gostaria que fizessem por você!

Aprender a ouvir, presentear, dar atenção, oferecer o ombro quando for preciso, demonstrar atos de bondade, tocar as pessoas com significado e dizer palavras de afirmação são habilidades que podem ser desenvolvidas em sua vida e são essenciais quando se busca relacionamentos duradouros e saudáveis.