Sexta-feira
23 de julho
Aparentemente sem sentido
Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Tiago 1:5

Moisés estava se preparando para ser um líder egípcio, mas Deus tinha outro plano para ele: libertar Seu povo. Ele conhecia sua origem e via o povo sofrendo. Por isso, matou o egípcio que agredia um hebreu. Caíra no erro de tomar nas próprias mãos a tarefa que cabia a Deus. Moisés achava que Deus libertaria Seu povo por meio de uma grande guerra. Mas o Senhor realizaria isso mediante Seu grande poder.

Mesmo tendo sido escolhido por Deus, Moisés não se considerava pronto para a missão. Assim, embora tenha fugido por seu ato precipitado, Deus colocou nisso Seus propósitos. Ele passaria pela escola da abnegação e das agruras, na solidão das montanhas. Lá aprenderia a confiar no poder de Deus, e não na força e sabedoria humanas para o cumprimento das promessas divinas. Ele aprenderia a moderar os seus impulsos e a obedecer, antes de governar sabiamente.

Às vezes achamos que algumas dores são desnecessárias para o nosso crescimento. Mas, por meio do pastoreamento de ovelhas, Deus proporcionou 40 anos de treino àquele a quem chamara para pastorear Seu povo. O dia a dia de cuidados e proteção para com os animaizinhos, esquecendo-se de si mesmo, seria um preparo para o paciente pastor e guia de Israel.

Haveria alguma escola mais eficiente e capaz de ensinar essas lições? Moisés precisava desaprender muitas coisas que havia aprendido no palácio. Cercado de lisonjas e mimos da mãe adotiva e por construções imponentes, idolatria e autossuficiência, tinha sido contaminado por impressões que sutilmente comprometeriam o cumprimento de sua missão. Era preciso tempo, afastamento do ambiente e comunhão com Deus para remover essas impressões.

Deus transformou o local da fuga de Moisés em centro de treinamento para a obra que deveria realizar.

Está você enfrentando um momento ou situação sem sentido? Tenha certeza de que Deus coloca propósitos em todas as situações que enfrentamos. Assim como fez com Moisés, Ele transforma adversidades e consequências de atos precipitados em centros de treinamento para a excelência.

Não subestime as lições preciosas que Ele deseja ensinar a você. Talvez aprendendo, quem sabe desaprendendo ou confirmando convicções. Submeta- se a esse aprendizado! Você não vai se arrepender.