Terça-feira
27 de julho
Bom humor
Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da Tua presença, eterno prazer à Tua direita. Salmo 16:11

Norman Cousins, um jornalista norte-americano, descobriu uma doença grave e sem cura na coluna. Restando-lhe poucos meses de vida, ficou um tempo internado no hospital, mas achando aquele ambiente muito triste, mudou-se para um hotel, onde uma enfermeira contratada cuidava dele.

Seu corpo estava quase todo paralisado, mas ele decidiu não se deixar dominar pela tristeza. Todas as tardes, recebia amigos e, juntos, assistiam a filmes engraçados, batiam papos alegres, riam e se confraternizavam.

Após essas tardes alegres e festivas, Norman começou a dormir melhor, tinha mais apetite e mais disposição para fazer a fisioterapia. Para grande surpresa dos médicos, ele se recuperou rapidamente e escreveu o livro Anatomia de uma Doença, contando como o bom humor o ajudou a se recuperar de uma doença grave.

O mau humor pode ser consequência de alguma doença, de alterações no organismo, de estresse; pode ser causado pela perda de alguém ou ser um traço genético. Falsos alimentos também contribuem para a mudança de humor. “Açúcar não é bom para o estômago. Causa fermentação, e isto obscurece o cérebro e ocasiona mau humor” (Ellen G. White, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 327).

O bom humor estimula a criatividade; o mau humor a atrapalha. Às vezes é preciso aprender e treinar até criar o hábito do bom humor.

Quando estiver irritada, lembre-se de coisas agradáveis, como o ato gentil de alguém, um elogio que recebeu, um passeio gostoso, a imagem de um lugar bonito, uma história engraçada, um amigo em quem você confie. Sinta gratidão por tudo o que você tem: o corpo, a saúde, pessoas que se importam, a esperança, o Céu que nos aguarda. “De todas as coisas que se buscam, acariciam e cultivam, coisa alguma há, tão valiosa aos olhos de Deus, como um coração puro, uma disposição impregnada de gratidão e paz”, diz Ellen G. White (Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 559).

O bom humor gera saúde. Se desejamos estar santificadas no Céu, precisamos treinar isso aqui na Terra. O Céu não tem espaço para mal-humorados. Precisamos desenvolver os bons traços de caráter aqui.

Permita que o Espírito Santo lhe conceda uma disposição agradável e atraente, preparando seu caráter para viver no Céu com Jesus.