Terça-feira
27 de julho
Sabedoria do alto
Ao homem que O agrada, Deus dá sabedoria, conhecimento e felicidade. Eclesiastes 2:26

Estima-se que, atualmente, a edição de domingo de um grande jornal contenha mais informações do que uma pessoa que viveu no século 18 obteve durante toda a vida. De fato, vivemos num período em que há muita informação, útil e inútil, disponível. Assim, todos nós corremos o risco de ser “vítimas” de seu excesso, que pode nos tornar confusos ou mal informados.

Há quem se preocupe em acompanhar o nível de informação que a sociedade julga necessário para a sobrevivência em tempos tão exigentes. Mas tudo o que consegue é ansiedade e frustração. O grande desafio é saber o que faremos com tanto conhecimento. Podemos passar a vida obtendo informações, mas, se isso não nos garantir crescimento espiritual que nos dê explicações sobre nossa origem e nosso destino, se não nos mostrar o caminho para o que realmente tem valor, essa busca servirá apenas para nos deixar desorientados.

Nada é mais importante do que aquilo que nos traz segurança e paz, e o estudo da Palavra de Deus nos proporciona isso e muito mais. Algum desavisado pode dizer: “Mas a Bíblia não traz informações para os questionamentos atuais”, ignorando que ela atua no nível essencial do ser humano e provoca transformações na cosmovisão individual. O apóstolo Paulo escreveu: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente” (Rm 12:2). Quem se permite ser moldado pelo Espírito Santo, por meio das Escrituras, será portador de uma sabedoria que atravessa as trevas da ignorância, supera montanhas de dúvidas e lhe dá a segurança que nenhuma outra informação oferece.

Lembre-se de que “a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera” (Tg 3:17). Por isso, mais do que estar bem informado, procure estar em sintonia com a sabedoria que vem de Deus. Somente ela nos permite enxergar além das circunstâncias limitadas deste mundo, olhando para as recompensas que nos aguardam na vida eterna.