Quarta-feira
28 de julho
Decisão inabalável
Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia. Daniel 1:8, ARA

Certa vez, um senhor foi ao palco para executar um truque utilizando potes de vidro. Antes o apresentador avisou: “Agora teremos um número que exige habilidade e perícia, e nosso convidado é um profissional. Não tente fazer isso em casa, você pode se machucar!”

Algumas atividades exigem perícia e muito treino. Cada profissão ou esporte demanda o desenvolvimento de certas habilidades que podem tornar o profissional em um especialista ou o atleta em um craque. Alguns movimentos são mais perigosos do que outros, mas o treino exaustivo tem suas recompensas. Só assim é possível chegar a um alto nível de excelência.

Na vida espiritual, a excelência é resultado da comunhão diária com Deus por meio do estudo da Palavra, da oração e do testemunho. Ao observar a vida de Daniel e de seus três amigos, é possível notar que esses elementos fizeram a diferença quando eles foram confrontados pelos valores e costumes de Babilônia.

Diante das “finas iguarias do rei”, “Daniel, firmemente”, decidiu não se contaminar. Observe que o jovem hebreu resolveu “firmemente”. Aqui está a diferença. Uma atitude que demonstra a firmeza que acompanhou a vida toda do profeta. Sua trajetória profissional, seus sonhos e até mesmo as provas que enfrentou foram oportunidades para ele reforçar sua decisão e demonstrar seu compromisso com Deus.

Ser firme, convicto, é imprescindível para alcançar a excelência em qualquer aspecto da vida, inclusive o espiritual. Se você tem dificuldades em desenvolver uma fé determinada, não desafie os leões em uma cova ou enfrente o calor da fornalha, “você poderá se machucar”. Daniel e seus amigos eram homens de fé e oração que conheciam pessoalmente o Deus a quem serviam. A menos que sigamos seu exemplo de compromisso espiritual, estaremos destinados ao fracasso em meio às provas da vida.