Quinta-feira
29 de julho
Tempo de brilhar
Ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Mateus 5:15

O testemunho é algo que caracteriza os verdadeiros cristãos. Ao viver o que se acredita e praticar aquilo que se prega, haverá coerência espiritual. O poder convincente da pregação do apóstolo Paulo vinha exatamente da harmonia entre o que ele falava e o que vivia: “Paulo levava consigo a atmosfera do Céu. Todos os que com ele se associavam sentiam a influência de sua união com Cristo. O fato de que sua própria vida exemplificava a verdade que proclamava dava um convincente poder à sua pregação” (Atos dos Apóstolos, p. 511). Essa afirmação nos revela que o poder de que tanto necessitamos vem do testemunho de uma vida coerente.

Jesus, que usava recursos simples para ensinar lições profundas, afirmou que somos a luz do mundo. Ele não disse que somos lâmpadas. Somos luz! Uma lâmpada pode estar acesa ou apagada. Nós, porém, não temos escolha. Se Cristo vive em nós (Gl 2:20) e Ele é a luz do mundo (Jo 8:12), inevitavelmente temos que brilhar! Sua presença em nós será impossível de ser disfarçada, conforme atesta o verso de hoje.

Só há testemunho se houver companheirismo com Cristo. Isso ocorre somente se passarmos tempo com Ele por meio da leitura da Bíblia e da oração, carregando as baterias espirituais para exercer nosso papel de luz do mundo. Essa, sem dúvida, é a melhor maneira de pregar o evangelho. Vamos pregar, mas não podemos nos esquecer de que a força de nossas palavras é dependente da coerência entre o que pregamos e o que vivemos. “A vida de Paulo foi uma demonstração das verdades que ensinava, e nisso residia seu poder” (Atos dos Apóstolos, p. 507).

Dessa maneira, o testemunho é simples e fácil. Todos os que viverem sua fé praticarão as verdades descomplicadas do evangelho. Grandes resultados espirituais serão alcançados, e teremos o prazer de ver benefícios na vida das pessoas com as quais entraremos em contato. Você é um testemunho do amor de Deus. Agora é seu momento de brilhar.