Domingo
19 de setembro
Pureza para o fim
Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor. Josué 24:15

Os israelitas acabavam de sair da escravidão. No Egito, eles haviam perdido o senso de adoração, e a maioria sequer conhecia a Deus. Na bagagem, traziam a descrença e a idolatria. Durante a jornada deles pelo deserto, com Moisés como líder, foram aprendendo a se relacionar com Deus, mas não perdiam oportunidade de murmurar. Viram grandes milagres que Jeová realizou, sentiram Seu cuidado e proteção; mesmo assim, murmuraram. Com a morte de Moisés, Josué assumiu a liderança.

Nesse contexto, Josué desafiou o povo a escolher a quem servir, se ao Deus verdadeiro ou a outros deuses. Em sua fala, ele se posicionou de modo claro: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor.” Em meio a tanta dificuldade, dúvida e idolatria, Josué se levanta e, com uma fé robusta, motiva o povo a servir ao Deus verdadeiro.

Você se sente pressionado em meio à incredulidade predominante? Tem dificuldade de caminhar com Deus da maneira como gostaria? Tire forças das histórias que a Bíblia apresenta. As pressões dessa vida e a infidelidade de nossos tempos não precisam nos arrastar. Deus cumpriu as promessas feitas a seu povo no passado. Mesmo em meio à maior apostasia, Ele levantava aqueles que não se curvavam às pressões. Por intermédio de seus filhos puros e fiéis, Deus fez todo tipo de milagres, protegeu, alimentou, amparou e, mais do que isso, não desistiu. Na plenitude dos tempos, ou seja, na hora mais escura da humanidade, Ele mesmo veio a este mundo como um frágil ser humano. Foi humilhado, rejeitado, escarnecido, agredido, sentiu na pele os ataques da descrença e da incredulidade e ainda se manteve firme, puro e fiel. Será que é diferente agora?

Hoje, Deus ainda tem seus filhos santos e puros. Em breve, Ele virá para buscar aqueles que não dobraram seus joelhos aos ídolos de nossa época. Você gostaria de fazer parte desse grupo? Só depende de você.