Quarta-feira
13 de outubro
Fortalecendo os ossos
Se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, [...] o SENHOR o guiará [...] e fortalecerá os seus ossos. Isaías 58:10, 11

Em meados do século 19, John D. Rockefeller entrou para o mundo dos negócios. Ele havia trabalhado desde a infância e, aos 43 anos, controlava a maior empresa do mundo: a Standart Oil Company, mas à custa da saúde e da alegria. Contraíra uma doença chamada alopecia, ficando sem nenhum tipo de pelo no corpo. Segundo um de seus biógrafos, ele parecia uma múmia. Isolado das pessoas, John não tinha mais vida social. Quando era necessário sair, usava uma peruca para disfarçar sua condição.

Sua renda semanal era de 1 milhão de dólares, mas sua digestão era tão ruim que só conseguia comer bolachas com leite.

Certa vez, ele confessou que desejava ser amado, mas era tão odiado nos campos de petróleo da Pensilvânia, que os homens a quem prejudicara e empobrecera queriam enforcá-lo. Enquanto protegia sua riqueza, ela o destruía. Não dormia nem desfrutava de nada. Sentia-se desesperado e impotente.

Cada vez mais magro e abatido, aos 53 anos, o médico não lhe deu nem um ano de vida, e os jornalistas prepararam o rascunho de seu obituário.

No entanto, nas noites insones, John percebeu que não levaria para o túmulo nada das riquezas que havia acumulado.

Assim, criou a Fundação Rockefeller, direcionando centenas de milhões de dólares para universidades, hospitais, missões e milhões de pessoas carentes. As pesquisas por ele subsidiadas ajudaram na descoberta da penicilina e de vacinas que previnem até hoje malária, tuberculose, difteria e outras doenças.

Ao pensar no próximo, ocorreu um milagre em sua vida. Amor e gratidão daqueles a quem ajudara substituíram a amargura, o rancor, o vazio e a doença. De repulsivo e sem vida, tornou-se uma inspiração. Não sobreviveu apenas ao 54o aniversário, mas chegou ao 98o ano de vida!

Quando os cidadãos de Cleveland se congratularam com ele, John Rockefeller disse-lhes: “Pensem nas coisas mais importantes da vida. Façam tudo o que puderem pensando no bem-estar do próximo, e vocês experimentarão melhor a vida.”

Pessoas generosas têm mais saúde, felicidade e paz. Há diminuição nos sintomas de depressão e estresse, aumento da energia, melhora na autoestima e fortalecimento da imunidade.

Sejamos generosas, e as promessas divinas se cumprirão em nossa vida!