Quarta-feira
27 de outubro
Escravidão ou morte
Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por Minha causa. Mateus 24:9

A sudoeste do Mar Morto, 400 metros acima de penhascos íngremes e terreno acidentado, está um dos pontos turísticos mais visitados em Israel: a fortaleza de Massada, com extensões de 600 x 300 metros, cuja belíssima construção foi supervisionada pessoalmente por Herodes, o Grande.

Em 66 d.C., os sicários, extremistas judeus expulsos de Jerusalém pela população judaica tradicional, comandados por Eleazar ben Ya’ir, atacaram essa guarnição romana e a tomaram.

Após a destruição de Jerusalém em 70 d.C., mais sicários se refugiaram em Massada. Os romanos os perseguiram, acamparam na base da fortaleza, sitiaram-na, construíram uma rampa com milhares de toneladas de pedras e terra batida e fizeram uma brecha em sua muralha.

Flávio Josefo, um judeu romanizado, na obra História dos Judeus (Livro VII) , conta que, em 73 d.C., os sicários decidiram nunca ser servos dos romanos nem de ninguém além do próprio Deus. Eles estavam prontos para morrer em vez de se tornarem escravos.

Duas mulheres, que escaparam de Massada com cinco crianças, contaram a Josefo que ben Ya’ir sorteou dez homens para realizar o morticínio. Um dos dez mataria os sobreviventes e se mataria.

Segundo Josefo, os romanos encontraram todos mortos e se admiraram “pela coragem, resolução e total desprezo pela morte” (p. 704).

Os arqueólogos não encontraram, no local, evidências de um suicídio em massa. Embora lenda e história aí se misturem, Massada é um símbolo do heroísmo nacional judaico, onde novos recrutas das Forças de Defesa de Israel fazem juramento de fidelidade.

Um hino conhecido diz “antes morrer do que pecar”. O pecado é a pior forma de escravidão. Tendo escolhido a santidade, muitos mártires morreram por açoites e flagelos, estiramentos, dilacerações, apedrejamentos, lâminas de ferro em brasa em seus corpos, masmorras, rodas de tortura, estrangulamentos, dentes de animais selvagens, grelhas, forcas, etc. Os corpos eram amontoados e guardados por cães para que ninguém os sepultasse. Mesmo assim, o cristianismo prosperou.

O que você tem escolhido por meio das suas atitudes no dia a dia? A escravidão do pecado ou a lealdade a Deus?