Sexta-feira
15 de outubro
Final feliz
Quem confia em suas riquezas certamente cairá, mas os justos florescerão como a folhagem verdejante. Provérbios 11:28

Suponha que você vivesse em Jericó, na Judeia, no 1º século da era cristã. Um dia você sai de casa e, ao longe, enxerga Zaqueu, o publicano, no caminho. Isso faz com que você mude de rota para não se encontrar com ele. Afinal, a opinião pública o considera um traidor por trabalhar para o Império Romano e ser aliado dos que oprimem a nação. A situação dele é tão complicada que até sua família o rejeita. Sua presença não é bem-vinda no templo. Apesar de tanto desprezo, Zaqueu se mantém indiferente. Ele ganha muito dinheiro. Na mente dele, isso compensa todo o repúdio.

No entanto, certo dia, ele ouve falar de Jesus. Fica curioso para conhecer esse Mestre que transforma vidas. Sabendo que Cristo ia passar por determinada rua, vai até o local, mas impedido pela multidão de se aproximar do Salvador, sobe em uma árvore, certo de que sua presença será ignorada.

Jesus, porém, que lê os corações, chegando próximo da árvore, olha para cima e diz: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje” (Lc 19:5). O publicano desce rapidamente e recebe a Cristo com alegria. Esse parecia ser um encontro impossível para um homem com o histórico de Zaqueu. Muitos se perguntam: “Quem é esse Mestre que Se mistura com um traidor da nação?”

Pouco tempo antes, Jesus havia afirmado que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus (Lc 18:25). Mas o impossível acontece: Zaqueu se levanta e diz ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais” (Lc 19:8). Sim! “O que é impossível para os homens é possível para Deus” (Lc 18:27). Observe: ontem vimos a história de um jovem rico, guardador da lei, que se encontrou com Jesus e saiu triste. Hoje vemos a história de um publicano que se encontrou com Jesus e recebeu a salvação. Se você está indeciso espiritualmente, não importa seu passado nem sua condição, siga os passos de Zaqueu, aceite a presença de Cristo em sua vida e seja feliz!