Domingo
07 de agosto
O HERDEIRO
Este é o herdeiro; venham, vamos matá-lo e ficar com a herança dele para nós. Mateus 21:38

Na parábola da vinha, Jesus apresentou aos judeus sua real condição. O dono da propriedade representava Deus, a vinha era a nação judaica protegida pela lei divina, a qual foi planejada para preservar os judeus como povo separado e distinto de todas as outras nações da Terra. A torre construída na vinha simboliza o templo. […]

O Senhor da vinha exigia dos arrendatários uma proporção apropriada da colheita. De igual maneira, Deus requeria dos judeus uma vida à altura dos sagrados privilégios que Ele lhes deu. No entanto, assim como os ser- vos que foram buscar os frutos em nome do dono acabaram mortos pelos lavradores infiéis, os judeus mataram os profetas que anunciaram as mensagens divinas. Além de rejeitarem esse grupo, quando Deus enviou Seu único Filho, o Herdeiro destinado da vinha, os arrogantes judeus, os servos infiéis, com o objetivo de possuir a vinha e garantir tanto a honra como os lucros que ela proporcionava, raciocinaram entre si dizendo: “Este é o herdeiro; venham, vamos matá-lo” (Mt 21:38). Assim Jesus revelou, nessa parábola, os propósitos sombrios dos judeus contra Ele.

Depois de Jesus ouvi-los pronunciar a sentença sobre si mesmos ao condenar os lavradores maus, olhou cheio de compaixão para eles e continuou: “Vocês nunca leram nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular. Isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos’? Portanto, Eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos. Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó” (v. 42-44).

Os judeus repetiam com frequência as palavras dessa profecia enquanto ensinavam o povo nas sinagogas, aplicando-as ao Messias vindouro. Mas Jesus traçou uma ligação entre o herdeiro tão cruelmente morto e a pedra angular do edifício inteiro. O próprio Cristo era o originador do sistema judaico, o alicerce do dispendioso templo, o antítipo para o qual todos os ritos do sistema cerimonial apontavam (The Spirit of Prophecy, v. 3, p. 34, 35).

PARA REFLETIR: Seria possível você rejeitar o Filho de Deus, assim como os assim fizeram?