Domingo
07 de agosto
Amor à primeira vista
Quando voltou para casa, disse a seu pai e a sua mãe: “Vi uma mulher filisteia em Timna; consigam essa mulher para ser minha esposa.” Juízes 14:2

Você acredita em amor à primeira vista? Será que é possível amar a pessoa certa a partir do primeiro encontro? Pode até acontecer, mas qual a chance de encontrar essa pessoa logo na primeira vez? Amor à primeira vista normalmente significa que houve uma atração visual. A beleza, o charme e a aparência são geralmente os elementos que provocam o “amor à primeira vista”. No entanto, qual a probabilidade de essa pessoa realmente ser o amor da sua vida, aquela com quem você passará o restante dos seus dias? 

Além da beleza, há muito o que observar em uma pessoa antes de a paixão tirar a nossa capacidade de perceber defeitos. Quando nos deixamos levar pelos sentimentos, comprometemos nosso lado racional e inteligente. 

Sansão se apaixonou à primeira vista. Quando ele esteve em Timna, cidade dos filisteus (um povo inimigo de Israel), ele viu uma moça e se interessou por ela. Sansão não teve tempo de pensar nas consequências daquele sentimento. Logo que voltou para casa, disse aos pais que casaria com aquela moça. Sansão não podia reclamar de falta de pretendentes em Israel. Forte e atraente como era, certamente não teria dificuldades para encontrar jovens lindas e espirituais interessadas por ele. O problema é que o herói não estava vendo com a razão nem com a oração, mas apenas com os olhos. 

Não existe pecado em ter a aparência física como um dos critérios na escolha do futuro cônjuge. O problema de Sansão, e de muita gente hoje, é que esse é o único critério usado. Quem age assim desconsidera que a beleza passa com o tempo, a energia da juventude diminui com a idade, e o brilho da novidade se ofusca. Você terá muito mais chance de acertar na escolha se priorizar aspectos como a personalidade, o caráter, os valores e os hábitos daquela pessoa. 

Infelizmente, a escolha precipitada de Sansão cobrou um alto preço. Não deixe que isso ocorra com você. Peça a orientação divina para encontrar uma pessoa com quem possa dividir o restante dos seus dias. Esse ato de fé coloca nas mãos de Deus a missão de orientar e proporcionar o encontro de duas pessoas que podem se completar, constituir família e alcançar a felicidade. Ouça os seus pais e siga os princípios bíblicos na hora da escolha. Não confie no brilho dos olhos, nem na palpitação do coração, pois “enganoso é o coração” humano (Jr 17:9, ARA).