Hoje em dia, as pessoas admiram muitos indivíduos, como artistas da música pop e estrelas de cinema. Provavelmente, sem querer, tenho algumas pessoas que exercem algum tipo de “autoridade” sobre mim. No entanto, se alguém me perguntasse: “Quem é a pessoa que você mais admira?” Eu responderia, sem dúvida: “Minha mãe.”
Sim, foi ela quem me carregou em seu ventre por nove longos meses. Ela é quem me embalava todos os dias, ajudando-me a cair no sono. Ela cuidou de mim quando eu estava com fome. E, sim, era ela quem me repreendia quando eu me comportava mal. Mas não consigo me lembrar dela me repreendendo. Na verdade, só consigo me lembrar de algumas vezes em que foi necessário que ela se sentasse e fizesse uma dura advertência. Na maioria das vezes, minha mãe me ensinava por meio de suas ações.
Quando eu tinha 11 anos, minha mãe decidiu começar a visitar semanalmente as mulheres de uma casa de repouso próxima. Todos os sábados, ela convidava alguém que estivesse com fome ou passando necessidades para se unir a nós em um junta-panelas em nossa casa, embora não fôssemos ricos. Quando alguém precisava de um emprego, ligavam para minha mãe e ela os ajudava a encontrar um. Quando alguém não tinha onde dormir, por ser estrangeiro, ela lhe dava abrigo. A filosofia de minha mãe era: “É melhor dar do que receber.” Só agora estou percebendo o quanto isso influenciou minha vida.
Eu mal podia esperar para completar 18 anos – não para tirar minha carteira de motorista, mas para ser voluntária em uma casa de repouso. Esse era meu sonho! Até hoje, continuo servindo em um hospital perto de minha escola e auxiliando em projetos de ajuda humanitária para quem precisa de alimentos.
Muitas pessoas acreditam que ser uma estrela da música pop, com muitas vantagens e fãs, é muito interessante. No entanto, minha mãe considera um privilégio poder ajudar os outros. O nome dela provavelmente nunca aparecerá na capa do The New York Times. Tenho certeza, porém, que seu nome estará no Livro da Vida.
Para mim, minha mãe é o melhor exemplo do que Jesus disse. Por favor, leia novamente o texto bíblico de hoje.
{ Lyudmyla Oliynyk }