04. Justiça e misericórdia no Antigo Testamento: Parte 2 – 16 a 22 de julho

[cv_button text=”Comentário da Lição | Download do Comentário” url=”post:11903″ size=”medium” style=”glassy” color=”accent” custom_color=”” icon_position=”before” icon=”link-ext-alt”]

[cv_toggle_group first_open=”false” allow_multi=”false” spacing=”true”]

[cv_toggle_group first_open=”false” allow_multi=”false” spacing=”true”]

[cv_toggle title=”SÁBADO À TARDE” tags=””]

[disponivel em=”2016-07-15″ ate=”2016-09-30″ mensagem=”Disponível a partir de 15 de julho de 2016″]

“Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porque essa água flui para lá e saneia a água salgada; de modo que onde o rio fluir tudo viverá” (Ez 47:9).

Prévia da semana: Quando Jesus separar os bodes das ovelhas no fim dos tempos, Seu padrão de julgamento não será uma profunda questão teológica que tomou a atenção dos melhores estudiosos da igreja. As questões que irão distinguir os dois grupos são simples: “Eu tive fome, e vocês Me deram de comer; tive sede, e vocês Me deram de beber” (Mt 25:35, 36).

Leitura adicional: Isaías 58:5-11

[/disponivel]

[/cv_toggle]

[cv_toggle title=”DOMINGO – Esperança para o abatido” tags=””]

[disponivel em=”2016-07-17″ ate=”2016-09-30″ mensagem=”Disponível a partir de 17 de julho de 2016″]

O Quênia ainda chora pelos estudantes da Universidade Garissa que foram mortos por terroristas no dia 2 de abril de 2015. Membros da milícia invadiram o campus, executaram mais de 100 jovens e deixaram dezenas feridos.¹

Em abril de 2014, um grupo de terroristas raptou mais de 200 meninas em uma escola no nordeste da Nigéria.2 Situações assim desencorajam as pessoas, tirando sua esperança e a confiança no cuidado de Deus. Como cristãos, podemos ajudá-las, estabelecendo centros de aconselhamento que ofereçam auxílio psicológico e espiritual.

Iniciativas desse tipo são essenciais em tempos de crise. O objetivo principal deve ser a recuperação da esperança depois de experiências trágicas. A Bíblia nos convida a ser agentes de mudança na sociedade. Os cristãos têm o dever de socorrer e ajudar os que são afetados pela fome, seca e outros desastres, transformando nossas comunidades com atos de bondade e misericórdia.

Em 1850, mais de 30.000 crianças órfãs enchiam a cidade de Nova York. Ninguém, exceto um ministro de 26 anos, Charles Loring Brace, se importou com a súplica delas. Ele organizou o movimento Trem das Crianças Órfãs que salvou mais de 120.000 crianças e as ajudou a encontrar um novo lar.³

Situações de desespero e desânimo são comuns em nossa sociedade. No entanto, a menos que acolhamos os desesperados e desanimados como parte da nossa família, eles permanecerão presos em seus problemas. É tempo de recebê-las em casa e de ajuda-las, a fim de que experimentem a alegria e o conforto que Cristo traz ao coração daqueles que O aceitam como Salvador.

Nesta semana, vamos estudar como podemos compartilhar atos de bondade com os que estão desanimados e sem esperança em nossas comunidades.

1. “Kenya Mourns Victims of Garissa al-Shabab Attack”, BBC News, https://www.bbc.com/news/world-africa-32187891, acessado em 7 de abril de 2015.
2. “Escaping Boko Haram: How Three Nigeria Girls Found Safety”, BBC News, https://www.bbc.com/news/world-africa-29762252, acessado em 13 de julho de 2015.
3. “The Orphan Trains”, Childrenaidsociety.org, https://www.childrensaidsociety.org/about/history/orphan-trains, acessado em 13 de julho de 2015

Pauline Otieno | Kisumu, Quênia

 

Mãos à Bíblia

1. Leia Ezequiel 37:1-14. O que Deus faria por Seu povo?

Os resultados da mensagem pronunciada aos ossos secos foram os seguintes: (1) eles “viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso” (Ez 37:10); (2) a promessa de que Deus estabeleceria Seu povo em sua própria terra (Ez 37:14); (3) quando isso acontecesse, eles saberiam que Deus havia cumprido Sua promessa (Ez 37:14).

2. Leia Efésios 2:10. Por que somos trazidos de volta à vida, recriados espiritualmente em Cristo?

“Em Sua providência divina, por meio de Seu favor imerecido, o Senhor ordenou que as boas obras sejam recompensadas. Somos aceitos unicamente pelo mérito de Cristo; os atos de misericórdia e as ações de caridade que realizamos são frutos da fé” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 200).

[/disponivel]

[/cv_toggle]

[cv_toggle title=”SEGUNDA – O papel da igreja” tags=””]

[disponivel em=”2016-07-18″ ate=”2016-09-30″ mensagem=”Disponível a partir de 18 de julho de 2016″]

Os cristãos não representam a Cristo dirigindo os carros mais luxuosos ou vivendo nas casas mais suntuosas. Eles O representam sendo agentes de mudança na sociedade, sendo a luz do mundo e o sal da Terra. “O sal é um agente de mudança. […] Uma pequena pitada de sal pode mudar muita coisa. […] Mas o sal não pode perder sua efetividade porque, se isso acontecer, ele perderá sua utilidade.”1 O mundo precisa de sal espiritual para desenvolver o prazer pelas coisas divinas, a fim de “provar e ver que o Senhor é bom” (Sl 34:8).

Revestidos do poder celestial, por meio de uma vida de oração e estudo da Bíblia, estaremos preparados para compartilhar Cristo com aqueles que estão nas trevas.
“A luz ilumina uma situação ou um lugar. A luz revela – ela reflete o bem e o mal e se espalha de dentro para fora. Ela não é estagnada. A luz é mais forte quando está junto à sua fonte e se torna mais fraca ao se afastar dela. Jesus veio para espalhar luz a fim de que, por meio dEle, possamos ver Deus e a verdadeira natureza humana. Cada um de nós pode ter a luz dentro de si. Podemos deixar essa luz brilhar ou escondê-la. Se a escondermos, finalmente ela se extinguirá.”²

Seja uma luz de Jesus em sua área de influência. Se você é estudante universitário, seja luz entre seus colegas e professores. Ajude-os a encontrar soluções para os problemas oferecendo-lhes conselhos da Palavra de Deus. Peça a direção do Espírito Santo. Deixe sempre sua luz brilhar por meio de suas palavras e ações para que outros sejam atraídos para a fonte divina de luz (Jo 1:9).

 

1. Kathy Bergen, “Salt and Light – Matthew 5:13-16”, Saltandlight2012.org, https://www.saltandlight2012.org/bergen.pdf, acessado em 13 de julho de 2015.
2. Ibid.

Rose Oguttu | Nairóbi, Quênia

 

Pense nisto

Em quais situações o sal perde seu sabor?

O que fazer para “temperar a vida” dos que estão precisando do Salvador?

Mãos à Bíblia

3. Leia Ezequiel 47:1-8. O que estava acontecendo com o templo que Ezequiel observou em visão?

As águas que saíam do templo tornavam “saudáveis” as águas mortas do mar. Isso pode ser entendido simbolicamente como a igreja de Deus, o templo (1Pe 2:4, 5), alcançando as pessoas e sendo uma fonte de saúde e cura para os mortos no erro e no pecado.

4. Leia Mateus 5:16. De que maneira devemos representar Jesus ao mundo?

O rio que saía do templo aumentou em força e impacto e se tornou um rio “que só se podia atravessar a nado; era um rio que não se podia atravessar andando” (Ez 47:5).

A influência curadora de sua igreja pode começar pequena, mas pode crescer até transformar sua comunidade! “Foi-me mostrada nossa obra no seu começo, como um pequeno, bem pequeno regato” (Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, v. 7, p. 171).

[/disponivel]

[/cv_toggle]

[cv_toggle title=”TERÇA – Revelando a bondade de Deus” tags=””]

[disponivel em=”2016-07-19″ ate=”2016-09-30″ mensagem=”Disponível a partir de 19 de julho de 2016″]

Um novo sopro de vida (Ez 37). Dois pontos se destacam na visão do vale dos ossos secos. Primeiro, ela fala sobre as consequências que enfrentamos quando abandonamos a Deus. Segundo, ela torna clara a mensagem da libertação, quando Deus responde ao nosso clamor em meio a situações de desespero.

O povo de Israel suplicou por libertação. Após ter sido deportado para Babilônia (2Rs 24:10-16), tudo o que podia enxergar era um futuro escuro, sem esperança, um “buraco negro” no qual os filhos de Deus desapareceriam. Eles experimentaram a dor profunda de não mais ter um lar, de ser removidos da sua terra e privados da comunhão com o Altíssimo em Seu templo.

No entanto, Deus lhes enviou a mensagem de que nem tudo estava perdido. No capítulo 37 de Ezequiel, o profeta apresentou uma mensagem de esperança e restauração para os exilados em Babilônia: “Quando Eu abrir os seus túmulos e os fizer sair, vocês, Meu povo, saberão que Eu sou o Senhor” (v. 13).

Assim como Ezequiel pregou a mensagem de libertação ao povo de Judá no exílio, somos também chamados a proclamar a mensagem da salvação aos que não têm esperança neste mundo. Embora eles não estejam literalmente exilados, podem estar escravizadas pela pobreza, drogas, doenças, conflitos e guerras civis (veja Mt 5:16).

O rio da vida proveniente do templo (Ez 47:1-12). O rio mostrado a Ezequiel em visão fluía do templo e tinha uma propriedade especial e rara, que neutralizava o sal do mar e promovia a vida. Além disso, as árvores frutíferas que cresciam ao longo de suas margens proviam cura. Os cristãos primitivos usaram o mesmo simbolismo para representar a cura espiritual que Cristo oferece. O Salvador é a fonte de cura, o rio e a árvore da vida, provenientes do trono celestial (veja Ap 22:1, 2). Isso significa que, independentemente do nosso sofrimento, falta de esperança ou desespero, Cristo tem poder para nos erguer dos escombros e nos limpar com Seu sangue. “Essas águas significam o evangelho de Cristo, que começou em Jerusalém e se espalhou pelos países vizinhos; significam também os dons e o poder do Espírito Santo que o acompanharam e por meio dos quais ele se espalhou e produziu efeitos abençoados.”¹

Somos os agentes de Cristo em nossa geração. Precisamos representá-Lo diante dos que ainda não receberam as boas-novas da salvação. Assim como o poderoso rio, mencionado também em Amós 5:24, o evangelho de Cristo tem poder para alcançar e beneficiar a todos que quiserem, em todas as gerações. Devemos demonstrar isso pelos nossos atos de bondade.

Deixe sua luz brilhar (Mt 5:16). A Bíblia identifica os cristãos como a luz do mundo (Mt 5:14). Dirigindo-Se aos discípulos, Cristo lhes ensinou o que deveriam fazer para que outros vissem a luz que possuíam. Era imperativo que sua luz brilhasse no mundo.

O efeito curativo do rio vindo do templo (Ez 47:12) é um símbolo da transformação que as pessoas experimentam quando aceitam a salvação. O rio trouxe fertilidade, cura e vida. Da mesma maneira, o evangelho de Cristo muda a vida de uma pessoa para sempre.

Se representamos a Cristo diante das comunidades e pessoas necessitadas, podemos ser usados por Deus para transformar a vida dos que estão nas trevas e buscam as boas-novas da salvação. “Aquele que tem a luz é quem tem autoridade quando está escuro. […] As pessoas estão tropeçando em muitas coisas, tentando encontrar um caminho para sair das trevas. Nós, cristãos, somos a luz. A tragédia é que não estamos usando a lanterna que Deus nos deu para dar ao mundo um pouco de luz. Acendam suas luzes, cristãos, a fim de que as pessoas que estão nas trevas possam ver. E, após acendê-las, ergam-nas bem alto para que todos possam vê-las!”²

Promessas de alegria (Is 61:1-11; Lc 4:18). Quando Jesus iniciou Seu ministério em Nazaré, Ele chamou a atenção da congregação para os escritos dos profetas. Referindo-se às profecias de Isaías, Ele confirmou Sua missão de anunciar as boas-­novas para as comunidades e pessoas vulneráveis do Seu tempo. “Ele devia ser um Consolador, e como Pregador, Médico e Libertador foi enviado para confortar a todos os que choram, e àqueles que, chorando, O buscam por consolo, e não ao mundo.”³

Assim como Isaías proclamou as promessas de Deus para os judeus, os cristãos precisam proclamar as divinas promessas de esperança para o mundo. Enquanto espera pela segunda vinda de Cristo, a igreja deve ser uma agência de transformação espiritual, iluminando as comunidades carentes.

1. Matthew Henry’s Concise Commentary, “Ezekiel 47”, Biblehub.com, https://biblehub.com/commentaries/ezekiel/47-1.htm, acessado em 13 de julho de 2015.
2. Keith R. Krell, “Mission Possible (Matthew
5:13-16)”, Bible.org, https://bible.org/seriespage/2-mission-possible-matthew-5:13-16, acessado em 13 de julho de 2015.
3. Matthew Henry: Commentary on Isaiah 61, Blueletterbible.org, https://www.blueletterbible.org/Comm/mhc/Isa/Isa_061.cfm, Bible.org, acessado em 13 de julho de 2015.

Bob Collince | Rongo, Quênia

 

Pense nisto

Como manter sua “lanterna” sempre iluminando e impedir que as “pilhas” acabem?

De que maneira você pode ser um agente de transformação espiritual em sua comunidade e além dela?

Mãos à Bíblia

A profecia de Ezequiel mostra que há vida por onde quer que passe o rio que vem da igreja de Deus. A ideia principal é que, pelo poder de Deus atuando em Seu povo, pode haver vida onde antes não existia.

5. Compare Ezequiel 47:12 com Apocalipse 22:1, 2. Qual será o destino dos que são curados por Jesus e dEle recebem nova vida por meio de Sua igreja?

Um dia o povo de Deus – incluindo os membros da comunidade que Deus curou e a quem deu vida por meio da abnegação dos membros da igreja – estará na nova Terra, onde há outro rio que flui do trono de Deus. Ali não haverá desertos nem sequidão e morte.

[/disponivel]

[/cv_toggle]

[cv_toggle title=”QUARTA – Sal e luz” tags=””]

[disponivel em=”2016-07-20″ ate=”2016-09-30″ mensagem=”Disponível a partir de 20 de julho de 2016″]

Ellen G. White explicou o que Cristo quis dizer a Seus discípulos e seguidores ao Se referir a eles como sal da Terra e luz do mundo (Mt 5:13-16).
“Depois de explicar em que consistia a verdadeira felicidade, e como ela pode ser obtida, Jesus indicou de modo mais definido os deveres de Seus discípulos, como mestres escolhidos por Deus para levar outros ao caminho da justiça e da vida eterna.”¹

Cristo sabia que em seu esforço para espalhar o evangelho, Seus discípulos encontrariam oposição. Por isso, Ele declarou: “Bem-aventurados serão vocês quando, por Minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês” (Mt 5:11, 12).

Apesar dos desafios, não podemos perder de vista nosso papel como sal da Terra. “‘Vós sois o sal da Terra’ (Mt 5:13), disse Jesus. Não vos aparteis do mundo, a fim de escapar à perseguição. Deveis permanecer entre os homens, para que o sabor do amor divino seja como sal a preservar o mundo da corrupção.”²

Quando Se referiu a nós como luz do mundo, Cristo explicou que “os judeus pensavam em limitar os benefícios da salvação ao seu próprio povo; mas Jesus mostrou-lhes que a salvação é como a luz do Sol. Ela pertence a todo o mundo. A religião da Bíblia não deve ser confinada dentro das páginas de um livro, ou entre as paredes de uma igreja.”³

Nossa missão é avançar e levar esperança onde não há, restaurar a felicidade onde reina dor e sofrimento e proclamar a mensagem de Cristo onde as pessoas enxergam somente um futuro sombrio.

“Precisamos ir ao povo com a sólida Palavra de Deus; e quando eles receberem essa Palavra o Espírito Santo poderá vir […]. Em nossa fala, em nosso canto, e em todos os nossos cultos espirituais, devemos revelar calma, dignidade e o piedoso temor que atua em todo verdadeiro filho de Deus.”4

1. Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 305.
2. Ibid., p. 306.
3. Ibid., p. 306, 307.
4. Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 43.

Jackline Achieng | Kendu Bay, Quênia

 

Pense nisto

Por que é fundamental usar a Palavra de Deus como arma para pregar aos amigos, familiares e estranhos que não conhecem a Cristo?

Mãos à Bíblia

6. Leia Isaías 61:1-11. Como podemos aplicar essas palavras de Deus ao chamado que Ele colocou diante de nós? Lc 4:18

Isaías 61 começa com a declaração de que o Espírito do Senhor atua por meio do Ungido.

As figuras que encontramos nesse texto, do Ungido transformando os povos ao redor por meio da prosperidade dos que estão em aliança com Ele (Is 61:8, 9), se aplicam àqueles que, na atualidade, foram chamados para ser sacerdotes e ministros nas comunidades ao redor do mundo. A mesma influência transformadora dessa profecia não deveria ser sentida no meio da nossa comunidade quando nos regozijamos no Senhor, nos alegramos no nosso Deus e somos vestidos de vestes de salvação e de justiça (Is 61:10, 11)?

[/disponivel]

[/cv_toggle]

[cv_toggle title=”QUINTA – Fazer a diferença” tags=””]

[disponivel em=”2016-07-21″ ate=”2016-09-30″ mensagem=”Disponível a partir de 21  de julho de 2016″]

Os cristãos são chamados para auxiliar na grande obra de transformação que Deus quer realizar no mundo. Podemos ajudar a cumprir o propósito divino em nossa área de influência. Não precisamos ser pastores, anciãos ou líderes na igreja para fazer a diferença.

Ao permitir que Deus, por meio do Espírito Santo, atue em nós, começaremos a ver as coisas de maneira diferente. Agiremos como Seus representantes. Ele nos concede talentos e habilidades para ajudar a solucionar os problemas das pessoas.

Considere algumas áreas nas quais você pode ajudar, sendo um agente de transformação neste mundo escuro:

Família. A instituição da família tem sido atacada e desacreditada pelo inimigo. Nos desafios atuais que as famílias têm enfrentado, você pode ser útil e exercer a função de agente transformador para melhorar o mundo. Comece em seu próprio círculo familiar, torne-se melhor filho ou filha, irmão ou irmã, esposo ou esposa. Desenvolva bom relacionamento com seus parentes. Por suas ações, mostre a eles qual é o plano divino para as famílias cristãs. Fora do seu círculo familiar, compartilhe os ideais de Cristo com outros jovens e seus pais promovendo a demonstração do amor divino.

Educação. Seja voluntário em alguma escola e ajude a transformar o sistema de educação em sua comunidade. Ore pelos administradores e professores da escola. Procure criar um ambiente de aprendizagem que reflita o amor e a bondade de Deus. Ajude os alunos em suas tarefas.

Negócios. Lembre-se de convidar Deus para estar em seu local de trabalho. Execute suas obrigações com excelência e integridade. Use parte dos seus recursos financeiros para apoiar a obra da pregação do evangelho.

Ao falar de Cristo para as pessoas e alcançá-las com a mensagem da cruz, o Espírito Santo lhe dará poder para superar seus desafios e o capacitará cada vez mais para contribuir com a obra de Deus na Terra.

Samson Oguttu | Nairóbi, Quênia

 

Mãos à Bíblia

7. Leia Miqueias 6. Sobre o que Senhor estava falando nesse capítulo?

Miqueias se uniu aos outros profetas do Antigo Testamento que enfatizaram que as formas externas de religião destituídas da manifestação humilde e intencional de justiça e misericórdia nunca são aceitáveis a um Deus justo e misericordioso.

8. Qual é a mensagem crucial de Miqueias 6:8?

“A verdadeira religião é prática. Sem dúvida, inclui os ritos e as cerimônias da igreja, mas […] não é tanto uma questão de se abster do alimento quanto é de compartilhar o alimento com o faminto. A bondade na prática é o único tipo de religião reconhecida no juízo divino” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, 1ª ed., v. 4, p. 325).

Hoje Deus ainda rejeita a apostasia de uma religião externa que exclui a piedade prática expressa em Miqueias 6:8. Nossas formas religiosas não são um fim em si mesmas; são um meio para um fim, e esse fim é Cristo, que deve ser revelado em nós.

[/disponivel]

[/cv_toggle]

[cv_toggle title=”SEXTA – O vale dos ossos secos” tags=””]

[disponivel em=”2016-07-22″ ate=”2016-09-30″ mensagem=”Disponível a partir de 22 de julho de 2016″]

Após ler Ezequiel 37, comecei a refletir sobre a seguinte questão: “Quantos dos que vivem em desespero, que são escravos das decisões erradas, mortos-vivos neste mundo, aceitarão a Cristo como seu Salvador?”

Os ossos que Ezequiel contemplou em visão simbolizam ausência de vida, esqueletos que haviam sido seres vivos. As consequências do pecado levam grande parte da humanidade a se tornar como aqueles ossos secos. Multidões estão mortas no pecado (Ef 2:1) e necessitam urgentemente ouvir as boas-novas da salvação para que possam reviver.

Precisamos ser como Ezequiel para os que estão perdidos nos prazeres do pecado. Devemos tocar a trombeta e fazer ressoar a mensagem de esperança. Algumas pessoas estão indecisas, vivendo no vale da decisão (Jl 3:14). Elas estão esperando alguém para ajudá-las a encontrar o caminho da vida eterna (Jo 14:6).

Em situações de desânimo e desespero, Deus responde com mensagens de esperança e coragem. Onde existem ossos secos, Ele enxerga seres viventes. Deus andou com Ezequiel ao redor dos ossos secos (Ez 37:2). Da mesma forma, o Senhor nos envia àqueles que necessitam de esperança, ânimo e salvação.

No vale da decisão, muitos lutam contra dificuldades aparentemente impossíveis de superar. Relacionamentos rompidos, desemprego, drogas, doenças, divórcio e muitas outras situações que são tremendos desafios para a maior parte dessas pessoas. O que fazer para ajudar?

Temos a responsabilidade de fazer a diferença na vida delas. “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos Céus” (Mt 5:16). Deus deseja nos usar como Seus instrumentos para realizar grandes coisas no mundo.

O profeta Ezequiel nos deixou seu exemplo: “E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso. […] e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé” (Ez 37:7, 10).

George Otieno | Homa Bay, Quênia

 

 

Mãos à obra

Prepare uma ilustração que represente a visão do vale dos ossos secos. Tente retratar nela a cultura moderna.

Compare a visão dos ossos secos com outros períodos de crise espiritual que o povo de Deus experimentou ao longo da história. De que forma podemos evitar a mesma situação de sequidão espiritual experimentada por Israel?

Seja voluntário em uma ONG. Algumas sugestões: abrigos para moradores de rua, lares para idosos ou pessoas com limitações, abrigos para mulheres, escolas de arte, música, esporte, etc.

Entreviste alguns membros da sua igreja. Pergunte se eles têm visto a sua congregação atuando como sal e luz na comunidade. Que sugestões eles poderiam dar para melhorar a influência da igreja? Apresente à igreja um resumo das entrevistas.

Reflita sobre o chamado de Deus para você. Qual dom espiritual que você tem pode ser usado para compartilhar a salvação com outros? Ore sobre isso e peça que Deus o capacite.

 

[/disponivel]

[/cv_toggle]

[/cv_toggle_group]