[cv_toggle_group first_open=”true” allow_multi=”false” spacing=”true”]
[cv_toggle title=”SÁBADO À TARDE” tags=””]
“Antes de formá-lo no ventre Eu o escolhi; antes de você nascer, Eu o separei e o designei profeta às nações” (Jr 1:5).
Prévia da semana: A reação inicial de Jeremias ao chamado de Deus não foi positiva porque ele sabia (1) das dificuldades que encontraria e (2) que não estava à altura do desafio. Contudo, Deus agiu ternamente para com ele, acalmando seus temores e capacitando-o a transmitir Suas palavras ao povo de Judá.
Leitura adicional: Jeremias 1. Ellen G. White, Profetas e Reis, capítulo 34, “Jeremias”; Wayne Jackson, The Marvelous Book of Jeremias, https://www.christiancourier.com/articles/747-marvelous-book-of-Jeremias-the
[/cv_toggle]
[cv_toggle title=”DOMINGO – O mensageiro lamentador” tags=””]
[disponivel em=”2015-09-27″ ate=”2015-12-25″ mensagem=”Disponível a partir de 27 de setembro de 2015″]
Imagine um filme escrito e dirigido pelo próprio Deus, apresentando Jeremias como ator principal, tendo a participação de príncipes, profetas, sacerdotes, reis e cidadãos de Judá. Suponha que fosse gravado em Jerusalém e arredores. O trailer seria algo mais ou menos assim:
“Numa terra em que o pecado e a decadência moral reinavam, um homem se atreveu a proclamar a Palavra de Deus. Escolhido e capacitado por Deus, esse homem permaneceu firme, disposto a enfrentar a oposição. Foi destemido diante do perigo. Não se intimidou diante das autoridades civis e religiosas. Ele se atreveu a ser diferente, se importar, sentir e chorar por sua amada nação. Jeremias: O Mensageiro Lamentador, nesta semana, no estudo da lição!”
Que filme! Com certeza, seria um campeão de bilheteria! Afinal de contas, Jeremias viveu em uma época muito importante do povo de Israel. Viu e experimentou muitas coisas: Na flor da idade, recebeu o chamado para pregar a mensagem divina a uma nação que não queria ouvi-la; foi odiado e rejeitado por seu próprio povo; teve visões. Sua vida foi cheia de dor e desespero. Ainda assim, decidiu obedecer a Deus.
A mensagem de Jeremias também se aplica ao Israel espiritual. “‘Volte, ó infiel Israel’, declara o Senhor, […] ‘Não ficarei irado para sempre. Mas reconheça o seu pecado: você se rebelou contra o Senhor, o seu Deus’, […] Pensei que você Me chamaria de ‘Pai’ e que não deixaria de seguir-Me” (Jr 3:12, 13, 19). A experiência de Jeremias nos mostra que nunca é cedo demais para ser usado por Deus. “Antes de formá-lo no ventre Eu o escolhi; antes de você nascer, Eu o separei e o designei profeta às nações” (Jr 1:5).
Semelhante ao profeta Jeremias, o remanescente de Deus deve ser capaz de permanecer inabalável diante das provas e oposições.
Mãos à Bíblia
Os profetas, em conformidade com seu chamado, eram resolutos protetores da lei de Deus. Defendiam a aliança e os dez mandamentos (Jr 11:2-6).
1. Qual era a mensagem dos profetas para o povo? Essa mensagem continua sendo a mesma para nós, hoje? Is 1:19; Jr 7:5-7; Ez 18:23; Mt 3:7-11
O juízo de Deus poderia ser evitado; porém, se o povo não deixasse seus maus caminhos, ele viria. A mensagem dos profetas devia fazer com que o povo visse não apenas a gravidade de seus pecados, mas as consequências de não abandoná-los. Naturalmente, essa mensagem não vinha dos profetas, mas de Deus.
Deandrea Smith-Richards | Trelawny, Jamaica
[/disponivel]
[/cv_toggle]
[cv_toggle title=”SEGUNDA – Chamado antes de nascer” tags=””]
[disponivel em=”2015-09-28″ ate=”2015-12-25″ mensagem=”Disponível a partir de 28 de setembro de 2015″]
Chamado ao dever (Jr 1:1-10). Imagine ser alistado no exército antes mesmo de nascer. Como você se sentiria quando chegasse o tempo de servir? Essa foi a realidade de Jeremias. Escolhido para o ministério antes de nascer, Deus confirmou seu chamado durante o décimo terceiro ano do reinado de Josias. Sendo ainda muito jovem, Jeremias exclamou: “‘Ah, soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem’. O Senhor, porém, me disse: ‘Não diga que é muito jovem. A todos a quem Eu o enviar você irá e dirá tudo o que Eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois Eu estou com você para protegê-lo’, diz o Senhor” (Jr 1:6-8). Jeremias temeu diante da missão. Semelhante a Moisés, quando Deus o chamou para libertar Israel do cativeiro egípcio (Êx 3:1-11), ele suplicou a Deus que não o enviasse. No entanto, Deus capacita a pessoa que Ele chama para realizar Seu serviço.
Então, o Senhor tocou a boca de Jeremias e a encheu com Suas palavras de juízo e condenação, e com promessas de esperança e misericórdia para os que se arrependessem. Assim, Jeremias foi preparado para a grande tarefa de atuar sobre as nações e reinos para os arrancar, destruir, construir e plantar.
“O que você vê?” (Jr 1:11-19). A primeira visão que Jeremias recebeu envolvia o galho de uma amendoeira: “A palavra do Senhor veio a mim: ‘O que você vê, Jeremias?’ ‘Vejo o ramo de uma amendoeira’, respondi. O Senhor me disse: ‘Você viu bem, pois estou vigiando para que a Minha palavra se cumpra’” (Jr 1:11, 12). A palavra hebraica shaqed, do radical shaqad, usada aqui em referência à amendoeira, significa “estar desperto”. A amendoeira é a primeira árvore a despertar na primavera.
“Existe um interessante jogo de palavras nos versos 11 e 12. Uma tentativa de reproduzir esse dispositivo literário seria: ‘Vejo a vara de uma árvore vigilante’. […] ‘Você viu bem, pois estou vigiando para que a Minha palavra se cumpra’; ou, ‘Vejo a vara de uma árvore sentinela’ […] ‘pois Eu estou vigiando Minha palavra para cumpri-la’.”1
Na segunda visão de Jeremias, ele viu uma panela fervendo “inclinada do norte” para sua terra (v. 13). “A direção não se refere à localização do país de origem do invasor, e sim à rota que os invasores seguiriam para invadir Judá, porque tanto os invasores do leste quanto os do norte vinham do norte. Os cativos foram levados para a região norte, e dali o Senhor os faria retornar (ver Jr 3:18; 23:8; 31:8; Zc 2:6).”2
“Assim disse o Senhor” (Is 1:19; Jr 7:5-7; Ez 18:23; Mt 3:7-11). Jeremias teve um vislumbre do futuro da nação e do seu povo. Deus o escolheu para ajudar a evitar a desgraça que cairia sobre Israel, porque, como sempre, Deus jamais faz algo sem antes revelar Seus segredos aos Seus servos os profetas.
A mensagem que Jeremias pregou é a mesma que foi anunciada ao longo dos séculos pelos profetas, antes e depois do seu tempo. O povo de Deus se encontrava tão imerso em pecados que o coração de cada um estava endurecido contra as mensagens que Deus havia enviado. Embora essas mensagens pareçam conter somente desgraça e tristeza, elas trazem misericórdia, perdão e esperança. Afinal, Deus não tem prazer na morte de Seus filhos. Ele prefere até mesmo adiar o juízo para apelar os que ainda não se arrependeram. Se nos arrependermos, Deus enviará bênçãos em vez de maldições.
A nação havia caído em um estado de complacência. O povo havia se acostumado com a maldade. Eles se consideravam o povo escolhido de Deus, mas haviam ido para tão longe dEle que Seus requisitos já não mais eram claros. Seus ritos e cerimônias não podiam fazer expiação por suas tendências pecaminosas. Reforma total, submissão total a Deus era o que poderia salvá-los da punição.
1. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 4, p. 378.
2. Ibid.
Pense nisto
– Que semelhanças você percebe entre o povo da época de Jeremias e nós hoje? – Que aspectos da mensagem de Jeremias se aplicam a nós? Por quê?
Mãos à Bíblia2. Leia 1 Reis 1 e 1 Reis 2:26. Quais foram os acontecimentos que causaram o exílio de Abiatar em sua cidade natal, Anatote?
Depois de se ter fortalecido no trono, Salomão, num conflito com Adonias referente à sucessão, removeu Abiatar do sacerdócio e o exilou em sua cidade natal, Anatote, que, segundo se crê, ficava cerca de 5 km a nordeste de Jerusalém. Hilquias, pai de Jeremias, era membro de uma família sacerdotal que morava em Anatote. Alguns têm especulado que a família de Jeremias talvez fosse descendente de Abiatar. Seja como for, sabemos que o jovem profeta vinha de uma linhagem importante (Jr 1:1). Podemos ver que, ao longo de toda a História, o Senhor chamou para o ofício profético todos os tipos de pessoas: pastores, mestres, pescadores, sacerdotes e outros.
Os sacerdotes deviam ser os líderes morais e espirituais da nação; haviam recebido importantes funções que afetavam quase todas as áreas da vida espiritual do país. Alguns haviam sido fiéis à tarefa; outros a haviam desrespeitado e transgredido de maneiras que sequer podemos imaginar. Como veremos no livro de Jeremias, o profeta tinha palavras muito fortes a dizer contra esses sacerdotes infiéis, que haviam se demonstrado indignos das responsabilidades e do chamado que lhes haviam sido confiado.
Ackeem Lindo | Trelawny, Jamaica
[/disponivel]
[/cv_toggle]
[cv_toggle title=”TERÇA – Deus nos escolhe” tags=””]
[disponivel em=”2015-09-29″ ate=”2015-12-25″ mensagem=”Disponível a partir de 29 de setembro de 2015″]
“Entre os que tinham esperado um permanente reavivamento espiritual como resultado da reforma levada a efeito por Josias, estava Jeremias, chamado por Deus para o ofício de profeta ainda jovem, no décimo terceiro ano do reinado de Josias. Membro do sacerdócio levítico, Jeremias havia sido educado desde a infância para a santa função. Nesses felizes anos de preparação, ele pouco havia imaginado que tinha sido consagrado desde o nascimento para ser um profeta ‘às nações’[…].”1
“Por quarenta anos, Jeremias devia estar diante da nação como testemunha da verdade e da justiça. Num tempo de apostasia sem paralelo, devia exemplificar na vida e no caráter a adoração ao verdadeiro Deus. Durante o terrível cerco de Jerusalém, ele seria o porta-voz de Jeová. Prediria a queda da casa de Davi e a destruição do belo templo construído por Salomão. Quando aprisionado por causa de suas destemidas afirmações, devia ainda falar contra o pecado nos altos. Desprezado, odiado, rejeitado pelos homens, finalmente testemunharia o cumprimento literal de suas próprias profecias de iminente condenação, e compartilharia da tristeza e dor que se seguiriam à destruição da cidade condenada.”2
“A respeito do seu chamado para a missão profética, o próprio Jeremias escreveu: ‘Estendeu o Senhor a Sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as Minhas palavras na tua boca. Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares, e para plantares’ (Jr 1:9, 10).
Graças a Deus pelas palavras ‘edificar’ e ‘plantar’. […] Profecias de iminentes juízos a sobrevir deviam ser apresentadas com destemor. […] Mas o profeta devia acompanhar essas mensagens com a segurança de perdão a todos os que tornassem de suas más obras.”3
1. Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 407.
2. Ibid., p. 408.
3. Ibid., p. 409.
Pense nisto
– Qual é a relação entre a história do chamado profético de Jeremias e o texto de Romanos 1:16? – Que lições você pode aprender com o ministério de Jeremias?
Mãos à Bíblia
3. Leia Jeremias 1:1-5. O que a passagem diz sobre o chamado de Jeremias?
Assim como outros profetas do Antigo Testamento, Jeremias foi claro a respeito de quem o havia chamado. Ele foi muito claro em todo o seu livro, quanto ao fato de que a mensagem transmitida era a “palavra do Senhor”, que ele havia recebido.
4. Leia Jeremias 1:4, 5. Que certeza e conforto o profeta deve ter extraído dessas palavras?
O chamado profético de Jeremias aconteceu antes de seu nascimento. Deus o separou para ser profeta desde o momento de sua concepção. As palavras “te consagrei” (v. 5) são traduzidas de um verbo que significa, entre outras coisas, “ser santificado”, “ser santo” e “santificar”. A ideia contida nela é que algo ou alguém é “separado para um propósito santo”.
Renor Cleghorne | Trelawny, Jamaica
[/disponivel]
[/cv_toggle]
[cv_toggle title=”QUARTA – Fé em meio à calamidade” tags=””]
[disponivel em=”2015-09-30″ ate=”2015-12-25″ mensagem=”Disponível a partir de 30 de setembro de 2015″]
O mau reinado de Manassés terminou e foi seguido pelo de seu filho Amom. Os israelitas repudiavam a maldade de Amom. Fizeram uma conspiração para que ele fosse assassinado. Dessa forma, puderam colocar como rei Josias, com oito anos de idade. Josias destruiu os altares, limpou e reparou o templo de Deus e restaurou suas cerimônias. Então, pela primeira vez, depois de muitos anos, os israelitas celebraram a Páscoa. Contudo, o coração deles ainda era corrupto. Após a morte de Josias, a prática da falsa adoração foi retomada.
Foi nesse tempo que Jeremias viveu. Ele foi rejeitado, odiado e mal compreendido, mas cumpriu a vontade de Deus. Entristecia-se por causa da condição do povo, porém, persistiu em pregar a Palavra do Senhor.
Devemos demonstrar essa atitude quando enfrentamos calamidades. “‘Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’” (Jr 29:11). Se confiarmos no Senhor, Ele nos libertará. “Então vocês clamarão a Mim, virão orar a Mim, e Eu os ouvirei. Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração” (versos 12 e 13). Jeremias é um exemplo de irrestrita confiança em Deus em meio às dificuldades – especialmente em nossos dias, quando muitos cristãos necessitam de maior comprometimento com as coisas sagradas.
Pense nisto
Como você pode usar o exemplo de Jeremias para vencer os desafios de testemunhar por Cristo?
Mãos à Bíblia
Apesar da certeza dada pelo Senhor de que Jeremias havia sido divinamente escolhido para aquela tarefa, o jovem ficou assustado e não se considerou à altura dela.
5. Compare Jeremias 1:6 com Isaías 6:5 e Êxodo 4:10-15. Que pontos esses incidentes têm em comum?
Independentemente das razões que tinham, nenhum desses homens se sentiu à altura da tarefa. Talvez este fosse um pré-requisito essencial para a função de profeta: o senso da própria indignidade e incapacidade diante de uma tarefa tão crucial e importante. Um porta-voz do Criador? Não é de admirar que eles recuassem diante da tarefa, pelo menos no princípio.
É compreensível a relutância desses homens que em breve se tornariam profetas.
6. Leia Jeremias 1:7-10. Qual foi a resposta de Deus a Jeremias? Por que essa resposta traz esperança e uma promessa com relação ao que cremos que Deus nos chamou para fazer?
Stacey-Ann Richards | Trelawny, Jamaica
[/disponivel]
[/cv_toggle]
[cv_toggle title=”QUINTA – Preparado para a batalha” tags=””]
[disponivel em=”2015-10-01″ ate=”2015-12-25″ mensagem=”Disponível a partir de 1 de outubro de 2015″]
Diariamente somos colocados no campo de batalha. A guerra em que estamos envolvidos não é contra a carne e o sangue, mas contra os principados e potestades das trevas. Para estar devidamente preparado para essa guerra é preciso utilizar as armas espirituais providas por Deus, permanecer sob Sua autoridade e declarar guerra ao pecado.
Deus nos assegura que estará conosco em meio às batalhas da vida. Porém, haverá ocasiões de “cessar-fogo” que permitirão que sejamos renovados e curados. A seguir estão algumas coisas das quais você deve se lembrar:
Certifique-se da causa pela qual está lutando. Qual é questão envolvida nessa guerra? Como convencer outros a se unirem a essa causa se você mesmo não sabe do que ela trata? Estude a Palavra de Deus para ter certeza do plano de batalha.
Esteja pronto e determinado. Aceite prontamente o chamado e esteja confiante de que Deus o capacitará para qualquer missão para a qual Ele o enviar.
Nunca desista. Não importa quais dificuldades você enfrentará, nunca desista. Defenda o que é certo. Venha o que vier, continue lutando e confiando em Deus.
Confie em Deus. “Mas eu disse: ‘Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem’. O Senhor, porém, me disse: ‘Não diga que é muito jovem. A todos a quem Eu o enviar você irá e dirá tudo o que Eu lhe ordenar’” (Jr 1:6, 7). Creia que Deus lhe dará exatamente o que você precisa para fazer o que Ele deseja que você faça.
Pense nisto
– Leia Jeremias 1:1-10. Como esses versos influenciam sua decisão de unir-se ao exército de Deus? – Qual seria sua reação hoje se você fosse chamado como Jeremias? O que sua resposta diz sobre seu relacionamento com o Salvador?
Mãos à Bíblia
O profeta é uma testemunha de Deus; sua tarefa é falar, não em seu nome, mas exclusivamente como representante de Deus. Jeremias não foi chamado com a finalidade de encontrar soluções para os problemas da nação, nem para se tornar um grande personagem ou líder carismático a quem o povo seguisse. O profeta devia levar as pessoas ao Senhor, em quem, unicamente, estava a solução de todos os seus problemas. Não é diferente para nós.
7. Qual foi o assunto das primeiras visões de Jeremias? Jr 1:11-19
A maioria das versões bíblicas traduz a expressão hebraica no verso 11 como “vara de amendoeira”. Essa tradução, porém, deixa de refletir o jogo de palavras que há no hebraico. A palavra traduzida como “amendoeira” vem da mesma raiz do verbo “vigiar” ou “velar”, que aparece no verso 12, quando o Senhor diz que velará sobre Sua palavra para cumpri-la. Alguém poderia argumentar que a mensagem central de todo o livro de Jeremias está nos versos 11 e 12.
Wilbert Richards | Trelawny, Jamaica
[/disponivel]
[/cv_toggle]
[cv_toggle title=”SEXTA – Mensagem de esperança” tags=””]
[disponivel em=”2015-10-02″ ate=”2015-12-25″ mensagem=”Disponível a partir de 2 de outubro de 2015″]
Quando enfrentamos dificuldades, podemos perder a fé e até mesmo sentir como se estivéssemos sozinhos. No entanto, a experiência do profeta Jeremias nos ensina que, mesmo em tais circunstâncias, Deus nos ama com amor infinito e Ele deseja nos dar esperança em meio às provações.
Hoje, não temos profetas pregando mensagens diretamente de Deus, mas temos Sua Palavra que nos oferece conforto. Jeremias 7:5-7 diz: “Se vocês realmente corrigirem a sua conduta e as suas ações, e se, de fato, tratarem uns aos outros com justiça, se não oprimirem o estrangeiro, o órfão e a viúva e não derramarem sangue inocente neste lugar, e se vocês não seguirem outros deuses para a sua própria ruína, então Eu os farei habitar neste lugar, na terra que dei aos seus antepassados desde a antiguidade e para sempre.” Essa é uma mensagem dupla: (1) para ganhar, precisamos obedecer e (2) existe esperança para aquele que se arrepender e permanecer leal a Deus.
“A mensagem em Jeremias é clara. Deus deseja que Seu povo O adore de todo o coração. Ele não deseja que façam um ritual de adoração e então corram atrás de coisas mundanas e se esqueçam dEle. […] Deseja que Seu povo confie nEle e tenha um relacionamento pessoal com Ele, o que inclui uma completa mudança no estilo de vida porque as leis de Deus estarão gravadas no seu coração. […]
“Todos precisamos abandonar nosso comodismo e, com o poder convincente do Espírito Santo, sondar nosso coração em todas as coisas pecaminosas que temos escondido e ir a Cristo com humildade e arrependimento sincero. Ele perdoará e limpará todo aquele que fizer isso. […]
“Cristo voltará em breve. Esse dia será de trevas para aqueles cujo coração não estiver limpo diante de Deus, porém será o dia mais glorioso para aqueles que desfrutarem um relacionamento verdadeiro com Ele.”*
*“Jeremiah, Prophet to a Nation Facing Destruction”, Adventist Biblical Truths, acessado em 11 de agosto de 2014, https://dedication.www3.50megs. com/Jeremias.html.
Pense nisto
Quando a vida o derrota, o que lhe dá esperança sobre a existência de Deus?
Mãos à obra
Pinte ou desenhe uma das visões de Jeremias (da amendoeira ou da panela fervente, Jr 1:11-16).
Pesquise mais sobre o capítulo 1 de Jeremias e escreva as promessas que Deus lhe fez ao chamá-lo para o ministério.
Leia 2 Reis 22–25 para compreender o contexto histórico do ministério de Jeremias.
Ajude os jovens de sua igreja a elaborar e realizar um culto ou reunião evangelística tendo como incentivo o chamado de Jeremias (Jr 1:6, 7).
Entreviste alguém que tenha se sentido chamado para um ministério específico e compartilhe essa entrevista em um artigo, vídeo ou no JA.
Escolha um verso do capítulo 1 de Jeremias que fale ao seu coração.
Kimmilee Parkinson | Trelawny, Jamaica
[/disponivel]
[/cv_toggle]
[/cv_toggle_group]