13. O caráter de Jó: 17 a 23 de dezembro

[cv_button text=”Comentário da Lição | Download do Comentário” url=”post:21461″ size=”medium” style=”glassy” color=”accent” custom_color=”” icon_position=”before” icon=”link-ext-alt”]

[cv_toggle_group first_open=”false” allow_multi=”false” spacing=”true”]

[cv_toggle_group first_open=”false” allow_multi=”false” spacing=”true”]

[cv_toggle title=”SÁBADO À TARDE” tags=””]

[disponivel em=”2016-12-16″ ate=”2016-12-31″ mensagem=”Disponível a partir de 16 de dezembro de 2016″]

“Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras” (Tg 2:22).

Prévia da semana: Uma análise mais profunda da vida de Jó, antes de seu sofrimento, a partir de várias passagens do livro, revela alguém em constante harmonia com Deus. Essa harmonia se traduzia em fé prática. Essa fé se caracterizava por elevados valores éticos, integridade pessoal e afeição para com as pessoas socialmente vulneráveis da sociedade.

Leitura adicional: Hebreus 4:16. Dwain N. Esmond, As I Follow Christ: 20 Essentials Every Leader Should Know (Review and Herald, 2013)

[/disponivel]

[/cv_toggle]

[cv_toggle title=”Por que não o melhor?” tags=””]

[disponivel em=”2016-12-16″ ate=”2016-12-31″ mensagem=”Disponível a partir de 16 de dezembro de 2016″]

“Quando um ex-governador sulista quase desconhecido, chamado Jimmy Carter, decidiu disputar a presidência dos EUA, escolheu como lema para sua campanha: ‘Por que não o melhor?’ Ele queria que os eleitores soubessem quem ele era e qual era seu senso de valores. O título vinha de uma pergunta que o almirante Rickover havia feito a Carter durante uma entrevista de emprego, após sua formatura na Academia Naval. ‘Você fez o seu melhor?’ Rickover perguntou. Carter inicialmente respondeu: ‘Sim, senhor’, mas após pensar um pouco, disse: ‘Não, senhor, nem sempre fiz o meu melhor’. Descrevendo a cena, anos depois, Carter escreveu: ‘Ele me fez uma pergunta final que nunca consegui esquecer nem responder. Ele me perguntou: ‘Por que não?’”*

Deus espera que alcancemos e mantenhamos a excelência de caráter de tal forma que sejamos achados irrepreensíveis. Mas, a julgar pela sociedade atual, poucos cristãos estão lutando para manter seu caráter semelhante ao de Cristo. O tecido da excelência está ficando mais esfarrapado.

A excelência cristã significa ser o melhor que podemos sem competir com ninguém. Nosso objetivo é permanecer em sincronia com as instruções de Deus dadas na Bíblia.

Na história bíblica, uma pessoa se destaca entre a multidão. Jó é um verdadeiro exemplo de excelência moral. Apesar de todas as aflições que experimentou, ele se esforçou para alcançar a excelência e escolheu permanecer fiel a Deus. Quando deixamos de buscar a excelência, ficamos sem nenhuma orientação específica para prosseguir. “Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder, pois no mundo dos mortos não se faz nada, e ali não existe pensamento, nem conhecimento, nem sabedoria. E é para lá que você vai” (Ec 9:10, NTLH).

Nesta semana, estudaremos o estilo de vida de Jó e seu caráter. Esse tema é tão importante para nós hoje como foi para as pessoas daquela época.

* “Why Not the Best?”, https://estore.archives.gov/Carter/ProductInfo.aspx?productid= C1011, acessado em 15 de outubro de 2015.

Joan Omato | Kisii, Quênia

 

Mãos à Bíblia

1. Leia Jó 1:1 e 1:8. Como era o caráter de Jó?

Embora Jó tivesse ouvido ao longo dos diálogos que todo aquele mal que lhe havia acontecido devia ser consequência de seus erros, parece que a situação era o oposto. Foi sua bondade e fidelidade que fez dele o alvo especial de Satanás. Até que ponto Jó era bom e fiel?

Pare e pense: Se o livro de Jó fosse sobre você, como seria o primeiro verso?

[/disponivel]

[/cv_toggle]

[cv_toggle title=”SEGUNDA – Revelando o caráter de Jó” tags=””]

[disponivel em=”2016-12-16″ ate=”2016-12-31″ mensagem=”Disponível a partir de 16 de dezembro de 2016″]

Qualidades (Jó 1:1, 8). O livro de Jó é um dos livros mais antigos da Bíblia. Em suas páginas encontramos lições para todas as idades. A Bíblia descreve Jó como um homem justo, irrepreensível, íntegro e temente a Deus. Ele oferecia sacrifícios pelos seus pecados, como qualquer outro patriarca de seu tempo (Gn 8:20-22; 22:1-19). Contudo, a Bíblia registra que Jó era irrepreensível, pois ninguém podia encontrar falta nele. “Isso não significa que Jó fosse isento de pecado, mas irrepreensível. Há uma enorme diferença. Pecado é algo vertical, ser irrepreensível é algo horizontal. […] Diante dos olhos vigilantes das pessoas, ninguém podia acusá-lo de falha moral. Sua reputação era impecável.”¹

Embora vivamos num mundo pecaminoso, é possível manter a pureza e permanecer irrepreensível. Não podemos nos deixar levar pelas ondas da decadência moral da sociedade. É preciso permanecer firme na fé para receber o prêmio final da vida eterna.

Jó e seu testemunho (Jó 29:1). Após ter passado pelos terríveis momentos de dor e sofrimento, Jó refletiu sobre sua vida e se lembrou de algumas coisas: o fato de que desfrutava do favor divino, a sua comunhão com a Palavra de Deus e a certeza da presença de Deus em sua vida.

Jó possuía uma linda família e tinha riquezas terrestres. Porém, essas coisas podem acabar rapidamente. Entretanto, quando o Espírito Santo ilumina a mente de uma pessoa e ela passa a andar na luz do amor divino, Deus pode dar consolo e força para vencer os momentos mais difíceis. Jesus confirmou isso quando disse a Seus discípulos: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mt 6:33). Apesar de tudo que possuía, Jó era submisso a Deus em todos os aspectos.

O propósito de Deus para Seus filhos (Ef 3:10). Quando Paulo escreveu para a igreja de Éfeso, ele tinha conhecimento dos desafios que ela enfrentava. Sua mensagem foi importante para ajudá-los a entender o propósito de Deus para eles. Jó também precisava entender esse propósito divino em sua vida. Quando ele achou que tudo estava bem, sobreveio a tragédia. Essa foi a melhor oportunidade para Jó entender como Deus atua em Sua infinita sabedoria e em Seus caminhos misteriosos. Semelhantemente, quando procuramos soluções para casamentos conturbados, quando tentamos criar nossos filhos da maneira certa, quando nos preocupamos a respeito de como vamos pagar as contas e vencer as tentações, não podemos nos esquecer dos propósitos de Deus para nós.

Isso pode nos ajudar a desenvolver um caráter forte para vencer os desafios que surgem no caminho. Para os cristãos, o eterno propósito de Deus encontra seu clímax em Cristo, pois Ele é o cabeça da igreja (Ef 5:23). Toda a mensagem da Bíblia gira em torno de Jesus Cristo e do amor divino. O Antigo Testamento aponta para Cristo. O Novo Testamento O revela. Quando Cristo vier pela segunda vez em poder e glória, como Filho de Deus, Ele concluirá a História do grande conflito entre o bem e o mal.

Mais sobre o caráter de Jó (Jó 31:24-35). As pessoas ricas têm a tendência de confiar em suas riquezas, e Jó sabia disso. No entanto, embora ele estivesse entre as pessoas mais ricas da sua região, não havia colocado sua esperança e confiança nas riquezas. Sua alegria não procedia de sua imensa fortuna. Às vezes, achamos que as riquezas podem resolver nossos problemas, mas a vida de Jó apresenta uma alternativa singular a essa opção. O caráter que desenvolvemos e nossa capacidade de depender de Deus determinam nosso modo de reagir aos problemas.

Jó era justo, hospitaleiro e se esforçava para fazer a vontade de Deus. “Nós sabemos (e Deus sabia) que Jó não era perfeito no sentido de não ter nenhum pecado; mas Deus o chamou de irrepreensível. Isso significa que, não importava quão terríveis fossem suas ofensas, todas as acusações contra ele eram inválidas. Nenhuma culpa foi atribuída a ele, porque a própria Pessoa que ele ofendeu o isentou de culpa.”²

1. https://biblehub.com/commentaries/guzik/job/1.htm

2. https://biblehub.com/commentaries/guzik/job/1.htm

Mary Brenda Akoth | Kisii, Quênia

 

Pense nisto

Como o exemplo do caráter de Jó nos ajuda a permanecer irrepreensíveis embora vivamos neste mundo cheio de pecado?

Como devemos reagir quando perdemos nossas posses mais preciosas?

O que podemos aprender com a maneira pela qual Jó enfrentou as calamidades?

Mãos à Bíblia

Enquanto Jó lutava para aceitar a calamidade que lhe sobreviera, pensava em seu passado, em como sua vida tinha sido boa e na maneira pela qual tinha vivido. Ao falar sobre seu passado, Jó afirmou que naquela época ele havia lavado “os pés em leite” (Jó 29:6).

2. Leia Jó 29:8-17. Como as outras pessoas viam Jó e como ele tratava os que tinham dificuldades? Analise as afirmações e assinale a única alternativa correta:

A. ( ) As pessoas viam Jó com muito respeito e o julgavam feliz, pois ele socorria os pobres e os órfãos.

B. ( ) As pessoas viam Jó com muita inveja, pois ele tinha tudo o que elas queriam ter.

C. ( ) As pessoas viam Jó com muito temor, pois ele fazia justiça com as próprias mãos.

Podemos ver nesse trecho o quanto Jó era respeitado. A frase “na praça me era dado sentar-me” (Jó 29:7) transmite a ideia de uma espécie de governo local, do qual Jó, obviamente, fazia parte.

[/disponivel]

[/cv_toggle]

[cv_toggle title=”TERÇA – Estilo de vida” tags=””]

[disponivel em=”2016-12-16″ ate=”2016-12-31″ mensagem=”Disponível a partir de 16 de dezembro de 2016″]

Quando você precisa contratar um pintor confiável, certamente você vai primeiro verificar alguns serviços que ele já realizou. Quando desejamos ter um estilo de vida cristão, logicamente, vamos nos espelhar nas pessoas que demonstram esse comportamento cristão em sua vida. Jó viveu no mesmo mundo em que vivemos, passou por várias provações e perdeu todas as suas posses. Contudo, ele se apegou firmemente à sua fé até o fim.

Jó descreveu Deus como a fonte suprema de sabedoria (Jó 28:23), na qual ele confiava até mesmo nas piores circunstâncias.

“Ao olhar no espelho divino, a lei de Deus, vemos a excessiva malignidade do pecado e, como transgressores, nossa condição de perdidos. Mas, pelo arrependimento e pela fé somos justificados diante de Deus e, mediante a graça divina, habilitados a prestar obediência aos Seus mandamentos.”¹

“O caráter do cristão é manifesto em sua vida diária. Disse Cristo: ‘Toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus’ (Mt 7:17, ARC). Nosso Salvador Se compara a uma videira, da qual Seus seguidores são os ramos. Ele declara positivamente que todos aqueles que desejam ser Seus discípulos precisam produzir frutos. Então mostra como podem se tornar ramos frutíferos. ‘Estai em Mim, e Eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim’ (Jo 15:4, ARC).”²

“A lei de Deus é a única norma verdadeira de perfeição moral. Essa lei foi praticamente exemplificada na vida de Cristo. Ele diz de Si mesmo: ‘Tenho guardado os mandamentos de Meu Pai’ (Jo 15:10, ARA). Nada menos que essa obediência satisfará as exigências da Palavra de Deus.”³

1. Ellen G. White, Santificação, p. 81.

2. Ibid., p. 80.

3. Ibid., p. 81.

Joseph Omato | Kisii, Quênia

 

Pense nisto

Como Jó demonstrou os frutos do Espírito (Gl 5:22, 23) em sua vida?

O que podemos aprender com a mansidão de Jó que pode nos ajudar hoje?

Mãos à Bíblia

3. Leia Jó 31:1-23. O que mais Jó diz sobre como ele vivia antes das calamidades?

Note, também, que Jó não estava se referindo apenas às suas ações exteriores. O verso “meu coração segue meus olhos” (Jó 31:7) revela que Jó compreendia o mais profundo significado da santidade, do certo e do errado e da lei de Deus.

4. Leia Jó 31:13-15. O que o patriarca disse? Por que essa mensagem é tão crucial? Assinale a alternativa correta:

A. ( ) Porque revela que Jó seria confrontado por Deus.

B. ( ) Porque revela que Jó sabia da igualdade de todos os seres humanos diante de Deus.

C. ( ) Porque revela que Jó era justo.

D. ( ) Porque revela que as pessoas reconheciam Jó como justo.

Nesse trecho, Jó demonstrou que tinha uma compreensão incrível, especialmente para o seu tempo, da igualdade fundamental de todos os seres humanos. Em alguns aspectos, Jó estava à frente não só de seu tempo, mas do nosso também.

[/disponivel]

[/cv_toggle]

[cv_toggle title=”QUARTA – Provas de um caráter cristão” tags=””]

[disponivel em=”2016-12-16″ ate=”2016-12-31″ mensagem=”Disponível a partir de 16 de dezembro de 2016″]

Sem fé não podemos agradar ao Senhor (Hb 11:6). Jó foi provado em sua fé, mas superou a prova e saiu vitorioso. Como ele obteve essa vitória? Ele abriu seu coração para a fé nAquele que sabe o fim desde o princípio. Conhecer a Deus e ter fé nEle traz paz à nossa vida. Dessa maneira seremos capazes de vencer as provações quando elas sobrevierem. O próprio Deus testificou que Jó era íntegro, justo, temente a Deus e se desviava do mal (Jó 1:1). Esses atributos não teriam sido possíveis sem a fé no Senhor.

Podemos perder um emprego, uma pessoa querida, ou sofrer grandes prejuízos. Apesar disso, nossa relação com Deus deve permanecer inalterável. “O Senhor é o objeto e a fonte de nossa fé; e Cristo é o modelo de fé para nós.”¹

A palavra virtude, mencionada em 2 Pedro 1:5, tem vários sinônimos em outras versões da Bíblia. Ela é chamada de “excelência moral” (NASB), “caráter moral” (Williams), “caráter nobre” (Weymouth) e “bondade” (NTLH). Deus deseja que desenvolvamos um caráter segundo Cristo, que é o modelo. As ações de Jó testemunhavam de sua fé e isso resultou num caráter nobre e resoluto. Ele disse: “Sempre agi de maneira justa e honesta” (Jó 29:14, Today English Version).

“Deus revelou Sua natureza, Seu divino poder e glória aos homens pecadores, mas eles se recusaram a dar-Lhe glória. Em vez de adorar a Deus, seu Criador, adoraram as coisas criadas. Em vez de crer na verdade, creram na mentira. Como consequência de seu pecado, Deus os entregou a uma mente depravada, para que eles não mais pudessem entender a verdade.”²

1. “Characteristics of a Growing Christian”, https://bible.org/seriespage/3-pursuit-christian-character-2-peter-1-5-7

2. Ibid.

Peter Machoka | Cidade de Rongo, Quênia

 

Pense nisto

Quais são os resultados da falta de fé em Deus?

Depois da fé e da bondade, o que você acrescentaria à lista das qualidades que um cristão deve possuir?

Mãos à Bíblia

5. Leia Jó 31:24-34. O que mais podemos aprender sobre Jó? Analise as afirmações e assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

A. ( ) Jó não colocava sua fé nas riquezas que possuía.

B. ( ) Jó não adorava outros deuses como o sol, a lua e as estrelas.

C. ( ) Jó foi compassivo com o estrangeiro.

6. Leia Mateus 7:22-27 e responda: Por que Jó permaneceu fiel? Complete as lacunas de acordo com o conteúdo do texto:

Jó foi _________________________ porque construiu a sua _________________________ sobre a _________________________, sendo _________________________ da Palavra de Deus e não apenas ouvinte.

A chave para a grande vitória de Jó estava em todas as vitórias “menores” que ele havia obtido antes (veja também Lc 16:10).

[/disponivel]

[/cv_toggle]

[cv_toggle title=”QUINTA – Identidade cristã” tags=””]

[disponivel em=”2016-12-16″ ate=”2016-12-31″ mensagem=”Disponível a partir de 16 de dezembro de 2016″]

Quando nos convertemos a Cristo, adquirimos uma nova identidade (Gl 6:15). Jó conservou sua identidade como alguém que temia a Deus e evitava o mal. Como cristãos, há algumas coisas que precisamos manter no coração e outras que precisamos conservar fora dele.

Conservar nossa identidade requer determinação e ousadia, uma vida de oração e compromisso com a fé que abraçamos. Nesse sentido, Jó é um modelo. Ele disse: “Nunca tive medo daquilo que os outros poderiam dizer; não fiquei dentro de casa, calado, com receio de que zombassem de mim” (Jó 31:34, NTLH).

Em 1 Pedro 2:9 encontramos as características da identidade cristã:

Raça eleita. Embora essa afirmação pareça mais corporativa, pois Pedro estava se dirigindo à igreja, sua implicação chega ao nível individual também. Deus nos escolheu, nós não fizemos nada para conquistar esse status. Contudo, precisamos continuar fiéis ao nosso propósito.

Povo de propriedade exclusiva de Deus. Uma vez que Deus nos escolheu, Ele deseja que continuemos sendo propriedade dEle. Jó atendeu ao chamado divino para permanecer como servo do Senhor (Jó 1:8). Como cristãos, somos especiais aos olhos de Deus, somos Sua herança e Ele nos protegerá nas diversas situações que tivermos que enfrentar.

Santos. Quando Deus nos escolhe e nos tornamos Sua propriedade, deixamos de pertencer ao mundo. Deus Se refere a Jó como “Meu servo Jó” que “Me teme e procura não fazer nada que seja errado” (Jó 1:8, NTLH).

Sacerdócio real. Quando aceitamos a Cristo como Salvador pessoal, temos acesso imediato a Deus. Ele é o nosso Mediador. Por meio dEle, podemos andar lado a lado com Deus.

Jó sabia a razão de sua existência. Sua vida dependia de Deus. Suas palavras davam encorajamento ao cansado e seus pés não corriam por caminhos pecaminosos. A Palavra de Deus era lâmpada para seus pés e luz para seu caminho (Sl 119:105).

Alice Machoka | Cidade de Rongo, Quênia

 

Mãos à Bíblia

7. Leia Mateus 5:16. Como esse verso ajuda a responder à pergunta que Elifaz fez a Jó? Assinale V para verdadeiro ou F para falso:

( ) Esse verso revela que Deus nada ganha com a obediência humana, portanto, não precisa dela.

( ) Esse verso revela que Deus Se importa e Se alegra com a obediência humana.

8. Leia Efésios 3:10. Como o princípio expresso nesse texto se revela no livro de Jó, mas em uma escala menor?

O que vemos nesse verso, e no livro de Jó, são expressões do fato de que Deus opera na vida de Seus seguidores a fim de transformá-los, para a Sua glória, em Sua própria imagem.

[/disponivel]

[/cv_toggle]

[cv_toggle title=”SEXTA – Liderança servidora” tags=””]

[disponivel em=”2016-12-16″ ate=”2016-12-31″ mensagem=”Disponível a partir de 16 de dezembro de 2016″]

Os cristãos precisam aprender pelo exemplo de Cristo a ser líderes servidores. Seus ensinos e Seu modelo de vida devem inspirar nossas ações. A liderança servidora era uma das características de Jó. Mesmo com toda a riqueza que possuía, ele sempre colocava as necessidades dos outros adiante das suas.

“‘Nunca deixei de ajudar os pobres, nem permiti que as viúvas chorassem de desespero’” (Jó 31:16, NTLH). “Os versos 16 a 23 falam da atitude benevolente de Jó para com os indefesos. Elifaz o acusou de maltratar os pobres. Jó negou essa acusação […].”¹

Jó não praticava esses atos para se vangloriar, mas porque sabia que estava usando seus recursos para servir a Deus da melhor forma que podia. Ele sabia que Deus é a fonte de tudo que possuímos (Jó 28:12, 13, 23). Infelizmente, muitos cristãos hoje se afastaram do caminho da liderança servidora exemplificada por Cristo.

Como podemos imitar Seu exemplo? A partir do exemplo de Jó, bem como dos ensinos e da vida de Cristo, podemos concluir que um líder servidor, segundo a perspectiva cristã, é aquele que: 1) tem uma vida cristocêntrica, servindo aos outros sem julgá-los; 2) compromete-se em servir aos outros, em vez de se concentrar em suas necessidades pessoais; 3) ajuda as pessoas a conhecer a Deus; 4) lidera por meio do exemplo, numa harmonia entre os atos e as palavras.

Em resumo, “Jesus submeteu Sua vida ao serviço sacrifical sob a vontade de Deus (Lc 22:42), e sacrificou a vida voluntariamente para servir os outros (Jo 10:30). Ele veio para servir (Mt 20:28), embora fosse o Filho de Deus e, portanto, mais poderoso do que qualquer outro líder do mundo.”²

1. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 3, p. 655.

2. Thorsten Grahn, “Jesus: The Role Model for Christian Leadership”, https://christian-leadership.org/jesus-the-role-

 

Pense nisto

Como exercer a liderança servidora sem nos sentirmos inferiores?

Que qualidade de Jó como líder servidor podemos adotar?

Mãos à obra

Anote as características de Jó que se encontram em Jó 1:1, 8; 29:8-22; 31:1-23.

Leia a advertência de Jesus em Mateus 7:22-27 e contraste as características dessas pessoas com as de Jó.

Pinte ou desenhe algo que represente o verso para memorizar da lição desta semana (Tg 2:22) ou que reflita Efésios 3:10.

De que maneira você tem testemunhado de sua crença e de seu relacionamento com Deus?

Discuta com sua classe como vocês podem testemunhar do amor de Deus na próxima semana. Procurem despertar o interesse das pessoas para ouvir o testemunho de vocês.

Peça a Deus que o ajude a encontrar novas maneiras de servi-Lo.

[/disponivel]

[/cv_toggle]

[/cv_toggle_group]