Domingo
25 de junho
O guarda de Israel não dorme
Sim, o Protetor de Israel não dormirá; Ele está sempre alerta! O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, Ele está à sua direita. Salmo 121:4, 5

Lembro-me de ter visto o cumprimento desse texto muitas vezes em minha infância. Minha família morava em uma casa de madeira, e mamãe costurava roupas para os outros, a fim de conseguir algum dinheiro extra. Ela ficava até tarde da noite na máquina de costura para poder fazer a entrega no tempo certo para os fregueses.

Certa noite, depois que meus irmãos e eu fomos dormir, mamãe colocou uma panela com alimento no fogo e foi terminar de costurar uma roupa para uma de suas clientes. Acontece que ela sentiu sono e foi para a cama, esquecendo-se de que havia posto a panela no fogo.

Quando acordamos, os vizinhos estavam batendo à porta e tentando arrombá-la, pois a casa e os arredores estavam cheios de fumaça. Nós estávamos nos sufocando no meio da fumaça, mas a casa não havia incendiado. Incrível! A panela se queimou como carvão, e a fumaça saía dela sem parar. Contudo, a única chama que vimos foi a chama do fogão que cozinhara o alimento na panela. Não havia sequer uma centelha do fogo em nenhuma outra parte da casa.

Repetidas vezes, os vizinhos exclamavam: “Só Deus salvou vocês de serem queimados vivos, enquanto dormiam!”

Além desse incidente que fortaleceu nossa confiança na proteção divina, Deus também mostrara Seu amor e cuidado por nossos queridos vizinhos, cujas casas poderiam igualmente ter incendiado se a nossa começasse a queimar.

Como seres humanos, somos falhos, e nos esquecemos das coisas muito rapidamente. Entre tantas ocupações que temos na vida, nós, à semelhança de minha mãe que se esquecera da panela no fogão, podemos nos esquecer de pedir o cuidado de Deus.

Hoje oro a Deus para permanecer desperta quanto à Sua Palavra, Seu amor e Seu breve retorno.

Senhor, se por acaso eu dormir e não conseguir acordar para fazer a Tua vontade, se eu me sufocar com minhas responsabilidades e não Te ouvir, manda novamente Teus filhos para me despertarem. Amorável Pai, muito obrigada porque és o Guarda de Israel, que não dormes e estás atento às necessidades de cada um dos Teus filhos. Amém.

Nilva de F. Oliveira Boa Morte