Quarta-feira
16 de janeiro
Borboleta-coruja
Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo. 1 Coríntios 11:1

Pousada em um arbusto, ela pode ser facilmente confundida com uma folha. Mas, se um pássaro esfomeado se aproximar, ela projeta o abdômen para cima, abre bem as asas de 15 centímetros (de uma ponta até a outra) e deixa aparecer dois grandes olhos. A essa altura, o predador já voou para longe.
O golpe deu certo e a borboleta-coruja se livrou de virar almoço. Sua capacidade de imitar a coruja deu-lhe esse nome.

Já o bicho-pau, de Macleay, leva ao extremo sua capacidade de imitador. Ainda no ovo parece uma semente, mas ao sair assume a aparência de uma perigosa formiga. Quando jovem, ele se dobra todo e imita um escorpião. Finalmente, na idade adulta, pode ser facilmente confundido com uma folha seca. Essa capacidade de imitação, chamada de mimetismo, tem o objetivo de proteger a vida desses pequenos animais, muito vulneráveis a diversos tipos de predadores. Eles fingem ser um bicho venenoso, folhas ou pedras. Para alguns insetos, imitar é a única forma de continuar vivendo. Eles não têm outra saída.

Imitar não parece ser uma proposta agradável para quem prefere ser autêntico. Mas você já percebeu que a vida hoje é feita de imitação e de imitadores? De tudo. Roupas, calçados, diversão e até comida. Mesmo sem querer imitar, fazemos isso porque somos quase forçados a isso pela indústria do consumo, que, por sua vez, criou uma sociedade de consumo, que somos nós. Essa indústria que faz coisas em série só tem sucesso porque ela mesma se encarrega de criar necessidades. Se todos acham que precisam de uma coisa, então todos compram a mesma coisa. Sem pensar, imitamos algo ou alguém.

A proposta de Deus, porém, é que sejamos imitadores de Cristo. O que isso significa? Usar barbas e cabelos compridos? Não se trata de mimetismo físico ou de assumir a aparência de alguém. Somos imitadores de Cristo quando escolhemos, como Ele, fazer a vontade do Pai.

Toda vez que abrimos mão de nossos desejos e preferimos fazer a vontade de Deus como expressa em Sua palavra, estamos sendo imitadores de Cristo. Isso acontece quando, por exemplo, somos convidados a ir a um lugar onde sabemos que nosso anjo vai ficar de fora e, por esse motivo, rejeitamos o convite. Se você quiser fazer como a borboleta-coruja, exponha o motivo de sua recusa. Use a Bíblia. O predador vai sumir de sua vida. “Saber e não fazer ainda não é saber” (provérbio oriental).