Ezequias foi um bom rei. Mas até mesmo pessoas boas podem sucumbir a um dos mais perigosos sentimentos: o medo. Não é sem razão que a Bíblia diz: “No amor não existe medo; pelo contrário, o perfeito amor lança fora o medo. Porque o medo envolve castigo, e quem teme não é aperfeiçoado no amor” (1Jo 4:18).
No caso de Ezequias, o medo, que é diferente do temor a Deus, envolveu uma disposição de covardia que resultou na perda de confiança no Senhor. Tudo começou com a invasão de Judá por Senaqueribe, rei da Assíria.
Esse evento está registrado na Bíblia e em fontes assírias descobertas pela arqueologia. Uma delas é o prisma de argila que está em exibição no museu do Instituto Oriental de Chicago. Ele traz as seguintes palavras do rei assírio: “O medo da minha grandeza aterrorizou Ezequias… Ele me enviou tributo: 30 talentos de ouro, 800 talentos de prata, pedras preciosas, marfim e todos os tipos de presentes, incluindo mulheres de seu palácio.”
Isso confirma o relato bíblico de 2 Reis 18:13 a 15, que descreve exatamente o que está no documento assírio, inclusive que “Ezequias deu toda a prata que havia na Casa do Senhor e nos tesouros do palácio real”.
A parte mais triste do prisma é quando Senaqueribe declara: “Quanto a Ezequias, eu o prendi como um pássaro em uma gaiola dentro da sua cidade real de Jerusalém.” Humilhante, não é mesmo? E sabe por quê? Ezequias estava inclinado a se unir ao Egito e à Etiópia para se defender
dos assírios. No entanto, o profeta Isaías o advertiu a não confiar em forças estrangeiras nem fazer aliança com elas.
A Bíblia não diz exatamente o que aconteceu, mas um artefato em exposição no Museu de Arqueologia Bíblica do Unasp dá uma pista. Trata-se de uma impressão de selo do rei Ezequias, com o símbolo do deus-sol do Egito. Ou seja, seu medo o levou a contrariar a palavra profética, preferindo crer no instinto humano.
Todas as vezes que menosprezamos a sabedoria divina para confiar na estratégia e na lógica humanas o resultado não é bom. Por isso, a Bíblia adverte: “Creiam no Senhor, seu Deus, e vocês estarão seguros; creiam nos profetas do Senhor e vocês serão bem-sucedidos” (2Cr 20:20).