No poema “O Prazer de Servir”, Gabriela Mistral afirma: “Toda a natureza é um serviço. / Serve a nuvem, serve o vento, serve a chuva. / Onde haja uma árvore para plantar, plante-a você; / Onde haja um erro para corrigir, corrija-o você; / Onde haja um trabalho e todos se esquivam, aceite-o você.”
Ao afirmar que aquele que quiser ser o primeiro deve ser o servo de todos, o Criador do Universo nos desafia a seguir o exemplo de serviço que Ele nos deixou na natureza. Por sinal, esse ensinamento é fundamental para o desenvolvimento e a manutenção de bons relacionamentos, especialmente para aqueles que estão ou vão ocupar posições de liderança.
Em certo sentido, nossa natureza, impulsionada pela busca de visibilidade social, nos leva a querer sempre os primeiros lugares, muitas vezes nos faz querer que as melhores ideias sejam as nossas e que nosso pensamento se sobreponha aos demais.
Entretanto, pessoas com essa concepção, caso cheguem a ocupar funções de liderança, dificilmente permanecerão nesses espaços, pois se tornam cansativas, normalmente falam demais e não permitem que o pensamento dos outros seja valorizado.
O convite de Cristo é para que você tenha uma postura diametralmente oposta a essa. Ou seja, que você aprenda a ouvir mais e falar menos, permitindo que as pessoas percebam que as ideias delas são importantes e fazem parte de projetos construídos coletivamente.
O desejo de Deus é que você seja grande, mas que compreenda que a verdadeira grandeza consiste em servir.