Terça-feira
22 de julho
PRAZER DE SERVIR
Jesus os chamou e disse: – Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem autoridade sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser servo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos. Marcos 10:42-45

No poema “O Prazer de Servir”, Gabriela Mistral afirma: “Toda a natureza é um serviço. / Serve a nuvem, serve o vento, serve a chuva. / Onde haja uma árvore para plantar, plante-a você; / Onde haja um erro para corrigir, corrija-o você; / Onde haja um trabalho e todos se esquivam, aceite-o você.”

Ao afirmar que aquele que quiser ser o primeiro deve ser o servo de todos, o Criador do Universo nos desafia a seguir o exemplo de serviço que Ele nos deixou na natureza. Por sinal, esse ensinamento é fundamental para o desenvolvimento e a manutenção de bons relacionamentos, especialmente para aqueles que estão ou vão ocupar posições de liderança.

Em certo sentido, nossa natureza, impulsionada pela busca de visibilidade social, nos leva a querer sempre os primeiros lugares, muitas vezes nos faz querer que as melhores ideias sejam as nossas e que nosso pensamento se sobreponha aos demais.

Entretanto, pessoas com essa concepção, caso cheguem a ocupar funções de liderança, dificilmente permanecerão nesses espaços, pois se tornam cansativas, normalmente falam demais e não permitem que o pensamento dos outros seja valorizado.

O convite de Cristo é para que você tenha uma postura diametralmente oposta a essa. Ou seja, que você aprenda a ouvir mais e falar menos, permitindo que as pessoas percebam que as ideias delas são importantes e fazem parte de projetos construídos coletivamente.

O desejo de Deus é que você seja grande, mas que compreenda que a verdadeira grandeza consiste em servir.