Quarta-feira
23 de julho
PERSPECTIVA
O Senhor está com você, poderoso guerreiro. Juízes 6:12

Você já viu ou tirou uma foto em perspectiva? Essa técnica permite ao fotógrafo brincar com a realidade. Na foto, é possível colocar uma família inteira na palma da mão, segurar a lua com a ponta dos dedos ou carregar o Sol nas costas. A lógica desse método fotográfico é muito simples: quanto mais perto o objeto estiver da câmera, maior ele parecerá; quanto mais longe, menor será sua aparência. A história de Gideão nos traz uma lição sobre a influência da perspectiva.

O Anjo do Senhor, que é o próprio Cristo, Se manifestou a Gideão, disse que Deus estava ao lado dele e o chamou de poderoso guerreiro enquanto ele malhava o trigo em um lagar. Para quem não sabe, o lagar é o lugar onde a uva é prensada para a produção de suco; não é o local mais apropriado para malhar o trigo. Gideão estava fazendo isso para preservar os frutos de sua colheita, pois os midianitas invadiam e saqueavam Israel periodicamente.

A resposta de Gideão à saudação do Anjo do Senhor foi muito espontânea. Nela ele manifestou sua angústia francamente: “Ah, Senhor! Se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as maravilhas que os nossos pais nos contavam quando diziam: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito?’” (Jz 6:13). Gideão se sentia abandonado por Deus. Para ele,Deus estava distante.

Ao comentar sobre esse episódio, o pastor Kênyo Marinho, meu amigo, destacou a seguinte lição espiritual: “Quanto mais perto estiver de Deus, maior Ele parecerá para você. Por outro lado, quanto mais distante você estiver Dele, menor Ele parecerá.” Gideão estava olhando para Deus apenas a partir dos grandes feitos do passado. Não conseguia enxergar Sua real grandeza no presente. Deus dissipou a perspectiva equivocada de Gideão quando fez apenas 300 israelitas vencerem uma coalizão de 135 mil soldados do exército invasor. Mediante esse grande feito, Deus restaurou o ânimo e fortaleceu a fé manifestada por Gideão, que agora não tinha mais motivos para duvidar da presença divina.

Não podemos permitir que os sofrimentos nos afastem de Deus. Se Ele parece pequeno aos nossos olhos, é porque estamos distantes Dele, é uma questão de perspectiva. Se nos aproximarmos pela fé, veremos a Sua grandeza.