Terça-feira
08 de julho
Nosso guia
Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o Seu caminho. Salmo 25:9

Recentemente viajei para a Jamaica, país onde nasci. Antes de deixar os Estados Unidos, organizei uma viagem com a família e amigos para as Cataratas do Rio Dunn, uma famosa atração turística com uma cachoeira natural que desemboca no mar. Porém, visitar sua beleza icônica envolve uma escalada rochosa e traiçoeira, que é mais bem executada com guias turísticos experientes. Embora seja difícil de escalar, a experiência é emocionante, e a vista do Mar do Caribe, deslumbrantemente azul, serve de pano de fundo para a vegetação exuberante. Meus amigos e eu optamos por não fazer uma visita guiada paga e fazer a escalada sozinhos. Tínhamos visto muitos outros subindo e descendo sem guias. Afinal, quão difícil poderia ser?

No entanto, hesitamos quando vimos os sinais de alerta e ouvimos comentários de visitantes avisando outros para terem cuidado. Enquanto meus amigos e eu ponderávamos sobre nossa decisão, dois rapazes se aproximaram de nós e estenderam as mãos, como um convite para escalarmos as cataratas. Estávamos um pouco hesitantes, mas depois jogamos a cautela pela janela. A difícil subida em terreno escorregadio e irregular não era para os medrosos. Houve momentos em que tive vontade de voltar e sair pelo caminho mais fácil, principalmente quando vi outros visitantes entrando nos vários caminhos planejados para quem não consegue completar a subida. Porém, nossos guias foram gentis e pacientes ao nos lembrarem do nosso objetivo: chegar ao topo. Depois vimos a placa: “Parabéns! Você acabou de completar a escalada das mundialmente famosas Cataratas do Rio Dunn.” Ficamos muito felizes, agradecemos aos nossos guias e fomos embora. Mais tarde naquele dia, ao relembrar o ocorrido, não pude deixar de comparar minha caminhada espiritual com a subida às cataratas. Eu não conhecia aqueles guias, mas fiz a viagem com eles, acreditando que me manteriam segura e me levariam ao meu destino, o “prêmio”.

Jesus é o nosso Guia perfeito. Ele prometeu guardar o que Lhe confiarmos até o dia em que a nossa recompensa será certa (2Tm 1:12; 4:7, 8). Olhe para a sua vida neste momento. Talvez você tenha fi cado desanimada com as reviravoltas da vida e tenha se afastado do nosso Guia. Por que não reservar um minuto agora para se reconectar com Ele? Tenho certeza de que, quando confiamos em Deus, nossos caminhos são aperfeiçoados.

Tamar Boswell