Sábado
12 de julho
Vestido de festa e sujeira de pássaro
Porque todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado. Lucas 14:11

Eu estava para baixo, pois estava passando por uma grande mudança em minha vida e não me sentia inclinada a ir a um casamento, mas me recompus. Coloquei meu vestido de festa (que, por acaso, era meu vestido mais novo e glamoroso), calcei um sapato de salto alto e me olhei no espelho! Estou linda, pensei. Então me dirigi ao casamento, que acabou sendo agradável e animador, apesar do peso em meu coração. Terminada a cerimônia, comecei a caminhar de volta para o carro me sentindo nas alturas, não por causa do salto alto, mas por ter recebido elogios pela minha aparência. De repente, algo caiu na minha cabeça. Não era chuva! Fiquei indignada porque um pássaro que passava fez o que tinha que fazer bem na minha cabeça! Como eu não tinha um espelho, a única opção era me humilhar e pedir ajuda a uma senhora muito gentil que estava alguns passos atrás de mim. Ela bondosamente limpou a sujeira com um lenço de papel. Era isso ou voltar para o meu carro com sujeira de passarinho na cabeça. Nada atraente! O pássaro não deu atenção ao fato de que eu, em meu elegante vestido de cetim, estava bonita e não era um alvo apropriado. Isso não importava!

A vida pode depositar um monte de matéria indesejável em nossa cabeça e, às vezes, esses excrementos metafóricos são exatamente o que nos trará de volta à realidade. Eles nos ajudam a desviar o foco de nós mesmas para a Fonte de força, que é Deus! Só Ele pode nos animar e nos tirar das nossas dificuldades. Somente Ele pode enxergar nosso sucesso em meio aos desafios. E não importa quem somos, quão bem vestidas estejamos ou quão bem as coisas pareçam ir, no fundo somos pecadoras que precisam do Salvador. Em vez de gastar energia mantendo as aparências, é necessária uma mudança de foco, a fim de reconhecermos nosso estado de desamparo. Somente assim cairemos humildemente de joelhos, buscando a graça, o favor e a libertação de Deus, que nos ama incondicionalmente, apesar do nosso ego inflado!

Que tenhamos um espírito de humildade ao pedirmos e aceitarmos a ajuda de Deus para lidar com os “excrementos” da vida, em vez de nos preocuparmos em estar vestidas com roupas bonitas e superficiais. Aliás, excrementos de pássaros não são agradáveis, mas, jogados no lugar certo, permitem que as sementes germinem, perpetuando a vida. Essa é outra lição! Que aprendamos a enfrentar tudo com alegria!

Denise Roberts