Sábado
06 de setembro
Escondendo-se do furacão
Tu és o meu refúgio e o meu escudo; na Tua palavra eu espero. Salmo 119:114

A manhã do dia 6 de setembro de 2017 gerou ansiedade e preocupação para milhões de pessoas no estado da Flórida, Estados Unidos, e mais ainda para meu marido e eu. Muitos membros da nossa família – incluindo nossas filhas e suas famílias – moram na Flórida. O furacão Irma, um terrível furacão de categoria 5, estava avançando diretamente para eles. Ficamos atentos ao canal climático e monitoramos cada membro da família por telefone. Eles decidiram tomar as precauções necessárias, embora fosse tarde demais para sair para outro estado.

Durante uma ligação telefônica para nossa filha, ouvimos a voz animada de Kyrah, nossa neta mais nova, de três anos. Ela queria falar conosco, pois tinha algo muito importante para nos dizer.

– Oi, vovó e vovô – disse ela em seu tom alegre de sempre. – Nós não estamos na nossa casa. Tivemos que sair e ficar com os nossos amigos, porque estamos nos escondendo do furacão. Fechamos todas as janelas e portas e não podemos sair para brincar. Está muito escuro aqui dentro.

Foi muito engraçado ouvi-la dizer isso. Como se esconder de um furacão? Em sua mente infantil, quando você fecha as portas e janelas, puxa as persianas e faz barricadas na casa, você está se escondendo. Os pais dela disseram que Kyrah não poderia sair para brincar porque o furacão estava chegando e eles não queriam que ela se machucasse.

A frase “esconder-se do furacão” certamente contém algumas verdades e lições. Somos frequentemente bombardeadas por desafios, dificuldades, provações e contratempos. A vida é repleta de tempestades e furacões físicos e emocionais. Então, onde podemos nos esconder? Basta nos escondermos em Cristo.

Talvez você esteja precisando de um esconderijo hoje, onde possa fazer uma pausa e recuperar o fôlego, um lugar para descansar as pernas cansadas e o coração dolorido, um lugar para desfazer a testa franzida ou para se abrigar das tempestades da vida. Nosso Deus de amor está esperando por você nesse lugar. Que a nossa oração seja sempre:

“Tu és o meu esconderijo;
Tu me preservas da tribulação
e me cercas de alegres cantos
de livramento” (Sl 32:7).

Gloria Barnes-Gregory