Domingo
14 de setembro
Medo oculto
Porque Eu, o Senhor, seu Deus, o tomo pela mão direita e lhe digo: “Não tenha medo, pois Eu o ajudarei.” Isaías 41:13

Nosso filho, Joel, tinha acabado de fazer o exame do ensino médio e estava se preparando para entrar na universidade quando meu marido e eu decidimos ter uma última conversa com ele sobre sua futura carreira.

– Eu gostaria de ser técnico de laboratório – ele anunciou.

Orei em silêncio para que Deus nos ajudasse a dar o conselho certo para nosso filho inexperiente. Quando perguntei por que ele estava escolhendo a área médica, sua resposta revelou um medo oculto.

– Amo a profissão de médico, mas descobri que se tornar médico é difícil, demora e exige muito dinheiro; por isso, decidi não seguir essa carreira – respondeu Joel. – Além disso, eu falo francês, e não inglês, então, como posso me dar bem em uma faculdade de Medicina na Nigéria? – ele suspirou, visivelmente desapontado.

Naquele momento, percebi a necessidade de ajudar nosso filho a superar seu medo e incentivá-lo a realizar o verdadeiro desejo do seu coração: tornar-se médico. Com muita paciência e empatia, comecei a compartilhar com ele minha experiência pessoal sobre como Deus havia me ajudado a superar meu medo e me dado a graça de me destacar em minha área de estudo. A promessa de Deus em Isaías 41:13 deu a Joel a esperança de que ele poderia realizar seu sonho.

Os dias se passaram, e nós continuamos aconselhando e incentivando nosso filho enquanto orávamos por ele. Comecei a notar que o brilho da esperança estava surgindo em seu rosto. Ele estava vencendo o medo, graças a Deus! Por fim, ele tomou a decisão de confiar em Deus para lidar com seu medo e se matriculou em uma faculdade cristã de Medicina na Nigéria.

Hoje, Joel está formado em Medicina, já fala inglês fluentemente e é bem-sucedido nos estudos. Sempre que vem de férias para casa, ele nos agradece por termos percebido seu medo e o ajudado a superá-lo. Nós, por nossa vez, agradecemos a Deus.

Quantas vezes sucumbimos aos nossos medos ocultos, que limitam nossas realizações de vida. Quantos jovens estão precisando de adultos empáticos e amorosos para guiar seus passos para o caminho da vida e do sucesso!

Querida amiga, eu lhe peço que fique atenta a esses jovens e adolescentes, seja em sua própria casa, na igreja ou no bairro onde mora. Ajude-os a superar seus medos ocultos, a fim de que eles possam fazer as escolhas certas. Ajudar outras pessoas a lidar com o medo oculto é um ministério que cada uma de nós pode realizar.

Omobonike Adeola Sessou