Uma amiga me disse que ela reluta para crer que Deus é bom. Doeu saber que alguém não acha que Deus seja bom e me deu vontade de responder, em parte por ela e em parte para ver o que eu diria. Bem, minha resposta, pela qual orei silenciosamente, foi muito mais longa do que este texto. Porém, Deus, quando descreve Sua própria bondade, também não o faz em poucas palavras. Em Jó 38, Ele dá uma resposta a Jó e seus amigos depois de ouvi-los divagar sobre os motivos pelos quais Jó estava sofrendo. Deus os sobrecarrega com perguntas impossíveis de serem respondidas por seres humanos. Ele pergunta onde eles estavam quando Ele criou a Terra e se eles realmente entendem o que Ele fez (ver verso 4). Depois, Deus pergunta: “Você conhece as leis que governam os céus?” (v. 33).
Parece que Deus está dizendo que jamais poderemos compreender o que Ele sabe. Portanto, seria bom confiar a Ele os detalhes da nossa vida. Adão e Eva acreditavam que Deus era bom até que o diabo lançou dúvidas sobre eles: “Foi assim que Deus disse?” Abel, filho deles, concentrou-se no plano de Deus e ofereceu o sacrifício de um cordeiro que apontava para Jesus, o Cordeiro prometido, que tomaria o nosso lugar. Satanás tentou atrapalhar o ministério de Jesus enquanto Ele esteve aqui na Terra. Mas Jesus respondeu a cada tentação com “está escrito” (ver Mateus 4). Na cruz, Jesus triunfou sobre Satanás. Mas Satanás, aquele que se vangloriou de querer ser como o Altíssimo (Is 14:14), continua querendo a mesma coisa. No entanto, o mal agora não tem poder sobre aqueles que estão em Cristo (Cl 1:13), pois Deus nos resgatou do domínio das trevas.
Houve ocasiões em que me peguei questionando a bondade de Deus e Ele me mandou pequenos lembretes sobre ela ao longo do dia. Assim, não foi nenhuma surpresa quando, pouco tempo depois de eu escrever para minha amiga sobre a bondade de Deus, apareceu na caixa de correio a carta de uma outra amiga. Então tive uma ideia: Eu poderia percorrer todo o alfabeto, escrevendo uma palavra com cada letra que descrevesse a bondade de Deus. Algumas delas foram: C de cuidado, M de maravilhoso, P de provedor. É verdade que “o SENHOR é fiel em todas as Suas palavras” (Sl 145:13)!
A fé seguida de ação ajuda na crença. Fico feliz em compartilhar sobre a bondade de Deus em minha vida. Isso fortalece minha compreensão de que Ele é bom.
Diane Pestes