Sábado
20 de setembro
Percepções coloridas
Pois quem conheceu a mente do Senhor, para que O possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo. 1Coríntios 2:16

Meu marido e eu estávamos dirigindo pela rodovia enquanto fazíamos tarefas diferentes. Estávamos em alta velocidade quando passamos por uma caminhonete estacionada na rodovia, que tinha um adesivo na traseira. Por curiosidade, perguntei o que significava o adesivo verde.

– O quê? Um adesivo verde? Não, aquele adesivo era laranja! – meu marido exclamou.

Eu tinha certeza de ter visto um adesivo verde, e ele tinha certeza de ter visto um adesivo laranja. Então rapidamente ele sugeriu que voltássemos mais tarde para confirmar a cor do adesivo. Continuamos até a casa de materiais de construção, onde ele levou quase meia hora para fazer o que precisava. Quando ele voltou a dirigir, percebi que não estávamos indo para casa.

– Temos outra parada antes de voltarmos para casa? – perguntei, pois não acreditava que ele realmente fosse voltar para olhar o adesivo.

Bem, foi exatamente isso que fi zemos. Dirigimos por quase dez minutos antes de vermos o mesmo veículo estacionado no lado oposto da estrada.

– Tenho quase certeza de que vi laranja! – ele exclamou. – Sou daltônico?

Ele continuou a raciocinar, tentando entender por que pensava ter visto laranja. E tudo tinha a ver com seu passado e formação. Meu marido explicou que, em Nova York, onde nasceu e cresceu, os veículos nas beiras das estradas tinham adesivos de cor laranja. Então, embora o adesivo que vimos aqui na Geórgia fosse verde, em sua mente, ele tinha visto laranja, apesar de eu ter afirmado que era verde.

A vida pode fazer isso conosco muitas vezes. Nossas percepções coloridas sobre outras pessoas às vezes nos impedem de conhecê-las em “sua cor” real, pois as enxergamos nas “cores” com as quais estamos familiarizadas ou que conhecemos por experiência. Nossas percepções não afetam apenas nossos relacionamentos com outras pessoas, mas até o nosso relacionamento com Deus. Isso acontece quando O vemos através das lentes dos outros, e não através do nosso relacionamento pessoal com Ele. Conhecemos Deus através dos nossos pais, dos professores da
igreja, dos pastores e de personalidades da televisão em vez de conhecê-Lo por nós mesmas. No entanto, Deus nos deu acesso total a Ele, a fim de que possamos conhecê-Lo inteiramente.

Nadine A. Joseph-Collins