Quarta-feira
24 de setembro
Cante um cântico de Sião!
Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião. Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas, pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores queriam que fôssemos alegres, dizendo: “Cantem para nós um dos cânticos de Sião.” Mas como poderíamos entoar um cântico ao Senhor em terra estranha? Salmo 137:1-4

Entendo que o povo de Deus estava sendo insultado para cantar uma canção alegre de Sião e entendo por que eles resistiram. Contudo, gostaria de sugerir que, quando estivermos sendo assediadas, perseguidas, decepcionadas ou apenas estivermos tristes, cantemos uma das canções de Deus, pois esse pode ser o remédio!

Você já esperou em uma fila e sentiu que os minutos, talvez as horas, pareciam se arrastar? Senhor, quanto tempo temos que esperar até vermos Seu rosto? Sua vizinha lhe diz que tem câncer, e você responde: “Não há poder na água; o poder vem de fazer o que Deus diz.” Quando Deus diz sete vezes, seis não bastam! Naamã, o leproso, teve que mergulhar sete vezes no lamacento rio Jordão para poder afirmar que havia visto sua mudança (veja 2 Reis 5:14). Quando você consegue uma promoção ou um aumento que não esperava, você canta como Moisés? “Sou abençoada na cidade, sou abençoada no campo, sou abençoada quando venho e quando vou embora!” (veja Deuteronômio 28:3-6).

Quais são as bênçãos em cantar um “cântico de Sião”? Primeiro, “o SENHOR […] a renovará no Seu amor, e se encherá de júbilo por causa de você” (Sf 3:17). E, por fim, é um ensaio para o Céu: “Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando com voz forte: ‘Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor’” (Ap 5:11, 12).

Você tem cantado os cânticos alegres de Sião?

Sylvia A. Franklin