Segunda-feira
08 de setembro
BODAS EM BETEL
Venham! Vamos subir a Betel, onde farei um altar ao Deus que me ouviu no dia da minha angústia e que tem estado comigo por onde tenho andado. Gênesis 35:3

Faz algum tempo, eu, Everton, tive o privilégio de celebrar as Bodas de Ouro da senhora Gracinha e de seu esposo, Edinei. Cinquenta anos depois de trocarem as alianças, eles estavam de volta, diante do altar, para celebrar uma jornada de amor e compromisso, renovando a aliança que fizeram entre si, diante de Deus.

Vejo o retorno de Jacó a Betel como uma celebração das bodas da aliança que ele firmou com Deus naquele local. O contexto nos diz que foi Deus quem tomou a iniciativa, mas Jacó prontamente aceitou o convite. Ele tinha muito a agradecer, pois trazia consigo o reconhecimento de um fugitivo que saiu sem nada e retornava com muitas experiências e posses que indicavam a proteção e o cuidado de Deus ao longo daquela jornada.

Como nas bodas, o reencontro com Deus em Betel também foi uma oportunidade de renovação da aliança. Jacó percebeu esse fato e convocou toda a família para um processo de purificação. O novo altar que seria erguido por ele, diante dos familiares, era a demonstração pública de seu desejo de continuar andando com Deus.

Existe ainda um detalhe implícito nas bodas de casamento, que ocorre de modo claro no verso de hoje. É a noção de que, embora a cerimônia do casamento seja uma festa maravilhosa e a comemoração das bodas seja igualmente especial, o foco principal não está nesses dias, mas na vida a dois que ocorre para além deles. Jacó destaca o fato de que Deus o acompanhou por todo o caminho em que ele andou. Isso significa que Betel, embora fosse o marco espiritual de seu chamado, não foi o único lugar em que ele e Deus se encontraram. Na verdade, eles permaneceram juntos por toda a jornada. Isso é um casamento.

Só chegam às bodas os casais que cumprem o voto matrimonial a cada dia. Na jornada cristã, o mais importante é o que acontece além dos grandes momentos espirituais. Esses momentos são marcos da caminhada, mas não são a caminhada. Deus deseja que você tenha a convicção de que, a cada dia, vocês estiveram juntos. Somente assim vocês poderão celebrar as bodas da aliança. Viva mais este dia na companhia do único e verdadeiro Deus.