Convocado para servir ao Exército norte-americano na Segunda Guerra Mundial, Desmond Doss negou-se a portar armas ou desonrar o sábado. Em razão de suas convicções, foi humilhado pelo superior hierárquico e menosprezado por soldados de seu agrupamento. Mesmo atraindo a zombaria de muitos, seu testemunho impressionava outros. Mas ninguém poderia imaginar seu papel decisivo quando as coisas ficassem ruins.
Em um confronto sangrento, na ilha de Okinawa, ele atravessou o campo de batalha incontáveis vezes, resgatando sozinho mais de 70 soldados atingidos pela artilharia do inimigo. Pela bravura demonstrada no campo de batalha, esse fiel guardador do sábado foi condecorado com as maiores honrarias do exército dos Estado Unidos. Doss não buscou a glória. Ele se pautou pela fidelidade a Deus e o serviço ao próximo. Foi humilhado, mas jamais desonrado. Deu honra a Deus, e o Senhor o honrou.
O verso de hoje declara que a humildade vem antes da honra. A humildade é o antídoto contra uma sociedade marcada pela soberba e pelo orgulho, que busca a glória em vez de Deus e a satisfação antes do serviço. Porém, enquanto a humildade conduz à honra, o orgulho e a soberba precedem a queda e a destruição (Pv 16:18).
Sabemos que o orgulho nasceu no coração de Lúcifer quando ele quis ser maior que o próprio Cristo. Mais tarde, os construtores da torre de Babel, movidos pelo orgulho, queriam alcançar o céu e tornar os próprios nomes célebres como o de Deus. Enquanto eles queriam subir, Cristo desceu e nasceu na humilde manjedoura; Ele nos ensinou que devemos servir a todos.
Aqueles que recebem honra a recebem porque, de algum modo, aprenderam a lição da humildade e do serviço. Peça a Deus que livre você do orgulho e dos problemas que ele causa. Reflita nisso e conquiste o coração das pessoas ao seu redor.