O verso de hoje é um daqueles textos que muitos utilizam para acusar a Bíblia de machista. Veremos que o problema não está no texto, mas na interpretação equivocada que muitos fazem dele. A ideia central desse fragmento da Bíblia é apresentar como deve ser um lar cristão feliz. Portanto, ao interpretá-lo, precisamos nos libertar de todos os conceitos equivocados que aprendemos sobre o casamento e pedir a Deus que nos ensine a ser um esposo ou uma esposa conforme Sua vontade.
Quanto à esposa, a Bíblia declara, em apenas um verso, que ela deve ser submissa ao marido. Os próximos 11 versos vão dizer quais são as características esperadas de um esposo.
O primeiro dever do homem é amar sua mulher como Cristo amou a igreja, a ponto de dar a vida por ela. Observe que o amor é mais do que um sentimento. Deve ser encarado como a decisão de se entregar totalmente a uma pessoa.
Aqueles que seguem o conselho bíblico alcançam uma dimensão até então desconhecida do que é o amor. Na verdade, o marido que Deus espera dará mais valor à vida da esposa do que à própria vida. Sabemos que o casamento não é feito de decisões tão dramáticas, por isso podemos simplificar: o homem preferirá realizar os sonhos dela antes dos seus, as vontades dela antes das suas, pois ela sempre estará no primeiro lugar em sua vida.
A Bíblia ainda coloca como dever do homem santificar, purificar e apresentar ao Senhor a esposa amada. Ou seja, além de cuidar da espiritualidade da família, o esposo cristão não ofende sua esposa e jamais usa de coerção. Pelo contrário, provê seu bem-estar físico, emocional e espiritual.
Nesse contexto, a mulher se submeter a alguém que a coloca em primeiro lugar, que fica feliz em vê-la feliz, que jamais a machuca e que compreende que sua missão é ajudá-la a chegar ao Céu jamais será um fardo, mas uma honra. Portanto, mulheres, não aceitem menos do que isso. Homens, peçam a Deus que os transformem nesse tipo de Cristo, e certamente seu casamento e sua família serão felizes.