O que Deus deseja ter de você, seu melhor ou seu pior? A grande maioria das pessoas para quem fiz essa pergunta fica com a primeira opção. Parece óbvio que Deus deseja o nosso melhor. Talvez, porém, essa não seja uma resposta tão óbvia.
No verso de hoje, vemos Deus nos pedindo que entreguemos a Ele o coração, sede dos pensamentos e das emoções na linguagem bíblica. Alguns têm a tendência de enxergar o coração de uma forma exageradamente otimista. Mas a Bíblia é bastante realista. Gênesis 6:5 diz que toda a inclinação do coração humano é para o mal. Jeremias 17:9 o descreve como sendo “enganoso” e “desesperadamente corrupto”. No Novo Testamento, Jesus é ainda mais severo em Seu julgamento do coração humano. Em Mateus 15:19, Ele diz que “do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias”. Desse modo, a Bíblia não apresenta o coração como apenas uma fonte de virtudes. A Palavra de Deus também o descreve como uma estufa onde o pecado se desenvolve.
Se o coração é onde o pecado cresce, então ele não é a fonte exclusiva do que temos de melhor, mas a incubadora do que temos de pior. E, se Deus, em Provérbios 23:26, está nos pedindo o mesmo coração que Ele descreve como desesperadamente corrupto, significa que Ele não quer de nós apenas o que temos de melhor. Ele também quer o nosso pior. E por que Deus iria querer um coração mau? Ele deixa Suas intenções claras em Ezequiel 36:26: “Eu lhes darei um coração novo e porei um espírito novo no interior de vocês. Tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne.”
Deus pede o nosso coração não apesar de sua maldade, mas justamente por causa dela, para que Ele possa transformá-lo para a Sua glória. Espiritualmente, todos sofremos de problemas do coração. Por isso, Deus Se propõe a fazer em nós um transplante. No fim das contas, Ele pede tudo o que temos e somos, incluindo o pior, para nos presentear com aquilo que Ele tem de melhor. Sendo assim, entregue tudo o que você é a Jesus – o seu melhor e o seu pior – e veja o que Ele é capaz de fazer.