Sexta-feira
03 de outubro
PROPAGANDAS DE DEUS
Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos Céus. Mateus 5:16

Dizem que a propaganda é a alma do negócio e, seguindo essa mesma lógica, há uma grande chance de o produto ser o segredo do fracasso ou do sucesso de uma marca, especialmente devido à qualidade que ele possui.

Também é certo que as propagandas e os produtos são importantes para aumentar o reconhecimento de uma marca perante o mercado. Entretanto, uma falha em sua elaboração pode criar o efeito reverso, tornando-os motivo de prejuízo e perda de confiança.

Pensando nisso, você já considerou que podemos ser o melhor ou o pior marketing de Deus? Em minhas preleções, costumo dizer que minha vida é a única Bíblia que muitos estão lendo lá fora. Isso é muito sério e me faz lembrar um pregador que era tão eloquente que, quando estava no púlpito, era uma pena que tivesse de descer. Porém, quando estava “embaixo”, seu testemunho era tão ruim que era uma pena que tivesse de subir.

Observe o exemplo dos discípulos de Jesus. Eles chegaram a expulsar uma mulher cananeia que pedia socorro. Também tentaram impedir crianças de chegarem perto do Mestre. Infelizmente, essas não foram as únicas vezes em que os discípulos se colocaram entre Jesus e alguém interessado.

Já ouvi falar que Gandhi dizia não ser cristão por causa dos cristãos. A princípio, julguei ser mais uma frase solta da internet. Mas, depois, vi que vários biógrafos de Gandhi confirmam o fato.

Interessado nos ensinos de Jesus, Gandhi considerou se tornar cristão e chegou a frequentar uma igreja na África do Sul. Como se não bastasse a falta de cordialidade e a frieza dos cultos, além de sermões tediosos, o indiano sofreu várias afrontas racistas de membros da congregação.

O poder que Gandhi viu nas palavras de Jesus não era compatível com a falta de comprometimento dos cristãos. Era como se Cristo não conseguisse convencer nem mesmo Seus seguidores. Gandhi então desistiu do cristianismo, e aquela decisão afetou o destino de milhões de pessoas. Se tivesse se convertido, talvez, por sua influência, a Índia seria hoje o maior país cristão do mundo. Já pensou? Que tipo de propaganda você está fazendo do Deus em quem acredita?