Segunda-feira
20 de outubro
LEI DA SEMEADURA
Não se enganem: de Deus não Se zomba. Pois aquilo que a pessoa semear, isso também colherá. Gálatas 6:7

Um caso que assusta muita gente se encontra em 2 Reis 2:23 a 25. Ali é dito que o profeta Eliseu estava indo para Betel, quando alguns meninos caçoaram dele, dizendo: “Suba, seu careca!” Segundo a Bíblia, ele reagiu amaldiçoando-os em nome de Deus. Então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram os meninos. Seria essa uma imagem muito cruel de Deus?

Talvez não se refira a criancinhas inocentes, como algumas traduções sugerem. Especialistas em hebraico supõem que o termo se refira a jovens, e não a crianças pequenas. Assim, poderia ser um grupo de adolescentes arruaceiros, uma gangue com dezenas de delinquentes, já que 42 foram atacados, sem contar os que possivelmente conseguiram fugir.

Além disso, Eliseu não era calvo por ser idoso, pois a Bíblia diz que ele viveu mais 50 anos depois disso. A referência à calvície pode ter sido uma maneira de compará-lo aos leprosos que raspavam a cabeça naqueles tempos e que, se passassem perto de uma cidade, corriam o risco de ser linchados por membros agressivos da comunidade. Sendo assim, não se tratava de um mero deboche. Os rapazes estavam colocando em risco a integridade física do profeta e, com isso, demonstrando um terrível desrespeito ao Deus de Eliseu. Por isso, tiveram um fim tão trágico.

Certa vez, um ateu perguntou a um religioso: “Mas, se é assim, por que muitas vezes as pessoas blasfemam do nome de Deus e nada lhes acontece? Não seria isso um sinal de que Deus não existe?” Enquanto falava, ele tomou o relógio de pulso e desafiou, dizendo: “Se Deus existe, eu acabo de blasfemar de Seu nome e exijo que Ele me destrua em um minuto!” O religioso, então, respondeu: “Guarde seu relógio, pois o minuto de Deus é maior que o seu.”

Estou ciente de que a imagem de um Deus que envia ursas para dilacerar adolescentes não é a visão mais politicamente correta que poderíamos apresentar. No entanto, se está na Bíblia, há um propósito.

A lei da semeadura é clara. Cada um colhe aquilo que plantou. Quem semeia pecados não confessados colherá destruição, mas quem semeia fidelidade colherá a vida eterna. Falando nisso, o que vamos plantar hoje?