Sexta-feira
31 de outubro
CULTURA BÍBLICA
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino. 2 Timóteo 3:16

A Bíblia não é um livro de ciência. Enquanto a ciência tem o objetivo de descobrir fatos sobre a natureza e o Universo, a Bíblia apresenta o plano de Deus para a humanidade e o significado da vida. Porém, o livro sagrado dos judeus e cristãos contém muitas afirmações que podem ser
consideradas científicas.

Na área de saúde, por exemplo, o Antigo Testamento apresenta uma variedade de instruções que foram validadas cientificamente. Essas instruções incluem o isolamento das pessoas infectadas (Lv 13:45, 46), a purificação após o contato com cadáveres (Nm 19:11-19) e a maneira adequada de descartar os excrementos longe da população (Dt 23:12-14).

Várias passagens de Provérbios (14:30; 15:30; 16:24; 17:22) indicam uma correlação entre a saúde física e mental, antecipando em séculos as discussões da ciência moderna.

Em termos de ecologia, o código mosaico legisla em favor da conservação dos recursos naturais (Dt 20:19, 20) e dos animais (22:6, 7). Além disso, Levítico 25:1 a 7 prescreve o descanso da terra a cada sete anos, uma prática valorizada pela agricultura moderna.

Em um tempo em que o Sol, a Lua e as estrelas eram considerados seres vivos e adorados como deuses, o Gênesis já indicava que os astros eram objetos inanimados criados por Deus.

Foi assim que alguns homens, influenciados pela Bíblia, começaram a lançar os fundamentos da ciência moderna, mesmo contrariando alguns dogmas da Idade Média. Por exemplo, em 1590, Galileu Galilei inaugurou o experimentalismo; Francis Bacon publicou, em 1620, o Novum Organum, lançando as bases do método científico; depois vieram as contribuições de Johannes Kepler, que se tornou o pai da astronomia moderna; Blaise Pascal também se destacou como um dos maiores filósofos e matemáticos da modernidade; e Isaac Newton descobriu a lei da gravidade. Todos esses homens liam a Bíblia e criam em Deus.

Portanto, longe de ser um livro obscuro que mantém as pessoas na ignorância, a Bíblia é um compêndio único que desperta o raciocínio e estimula o estudo das verdades de Deus, assim como das obras que Ele criou. Convido você hoje a se aprofundar no conhecimento da Palavra de Deus.