Quando meus filhos eram pequenos, meu filho mais novo, Garry, geralmente brincava com a irmã, Kathy. Outras vezes, seus dois irmãos mais velhos brincavam com ele, mas ele não gostava das constantes provocações.
Um dia, Garry veio até mim e disse que não gostava dos irmãos. Ele disse que ia fugir de casa. Temos uma propriedade de dezoito hectares e ele conhecia todos os lugares até o riacho. Eu disse a ele que o amava e que não queria que ele fosse embora. Então, ele disse que também me amava! Assim, ele decidiu que me encontraria numa rocha grande que tínhamos nos fundos da nossa propriedade. Ele não queria fugir da mãe, queria fugir dos irmãos!
“Um irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza”, diz o verso de hoje. Se você quiser conquistar uma fortaleza, você luta e a conquista. Mesmo uma cidade forte pode ser conquistada com força bruta e talvez você seja forte o suficiente para vencer, quem sabe também seja forte o sufi ciente para reprimir a rebelião que se forma depois. Contudo, quando você deseja estabelecer um vínculo duradouro com um irmão, não é possível forçá-lo a ser leal. Você não pode fazer com que ele a ame. Primeiro, é preciso dominar a si mesma, por meio da autodisciplina e da
abnegação. Isso é bem difícil! Mas vale a pena. Seu irmão pode ser conquistado se ele aprender a confiar em seu amor e se você realmente o aceitar.
O verso de hoje também atesta que o rancor fornece combustível para uma forte resistência e pode durar mais que a maioria das barricadas de guerra. Pode levar muito tempo para que seu amor penetre nas paredes de pedra que protegem o coração do seu irmão. Isso dá trabalho! Mas vale a pena. Seu irmão pode ser conquistado observando a mudança constante em seu comportamento, em suas atitudes e em sua natureza.
Conforme foram crescendo, meus filhos aprenderam a amar uns aos outros. Os meninos trouxeram três novas “filhas” para minha família e agora tenho dezesseis netos e seis bisnetos! Mais que nunca, a próxima geração de irmãos, irmãs e primos deve aprender a estar ligada por laços de amor, para construir seus lares na Rocha Eterna. Somente essa base é forte o suficiente para resistir à força brutal do inimigo que nos assola.
Nunca esqueci que Garry queria me encontrar na rocha nos fundos da nossa propriedade. Oro para que toda a minha família me encontre na Rocha Eterna, na colina do Monte Calvário.
Anne Elaine Nelson com Rebecca Turner