John, primo do meu marido, foi um dos vários milhares de voluntários a socorrer as vítimas do World Trade Center durante o desastre de 11 de setembro de 2001, na cidade de Nova York, Estados Unidos. Os voluntários tinham habilidades e profissões diferentes, mas estavam unidos no objetivo de encontrar pessoas e salvar vidas. A maioria era voluntária. John, no entanto, foi contratado pelo Sistema Médico Nacional de Desastres, uma enorme organização federal cujo objetivo é, simplesmente, ajudar as pessoas. John foi um herói. O governador do estado de
Missouri, onde morava, presenteou-o com uma placa de agradecimento.
Você encontrou um voluntário hoje? Eu sim – diariamente encontro e a maioria nunca irá receber um prêmio por seus atos ou sequer um agradecimento. Eles nem sabem que fizeram algo fora do comum. Por exemplo, o senhor que ontem abriu a porta da loja para mim. No mesmo dia, um motorista desconhecido me deixou mudar de faixa com meu carro num local muito estranho. Eles certamente atenderam às minhas necessidades naquele momento e eles foram ajudadores voluntários. Podemos ser voluntárias ajudadoras simplesmente ao fazer um telefonema.
Enquanto John estava no Marco Zero, ele era o médico-chefe, trabalhando dezoito horas por dia, durante três semanas. Foram 1,8 milhão de toneladas de destroços e a missão de resgate durou nove meses. Quase três mil pessoas morreram e seis mil ficaram feridas nos ataques. Noventa países perderam cidadãos. Apenas cerca de vinte pessoas foram resgatadas com vida após o ataque.
Os voluntários colocam a vida em perigo todos os dias. Policiais são baleados, paramédicos e bombeiros morrem enquanto tentam salvar “seu próximo”. Eles podem não conhecer essas pessoas, mas as amam mesmo assim. Sua paixão e vocação é ajudar as pessoas.
Jesus Cristo, nosso Salvador, voluntariou-Se para atender às necessidades do homem caído. Ele foi o maior Voluntário. Ele pode nem sempre gostar do que estamos fazendo, mas nos ama mesmo assim. Jesus morreu na cruz pelas pessoas que O odiavam. O primo John agora sofre de asma e doenças pulmonares por ter respirado a poeira e a fumaça do local do 11 de setembro. Ele está ansioso para que Jesus volte e o cure.
Você pode ser voluntária para alguém necessitado hoje, amando assim o seu próximo como a si mesma? Por exemplo, elogie uma criança ou escreva aquela mensagem que vem pensando há muito tempo. “Ame o seu próximo…”
Barbara Huff