Como diretora de educação de uma área que inclui oito escolas em cinco ilhas diferentes, assistir às formaturas de 2019 levou-me a uma viagem de dezessete dias. Meu maior desafio não foi ficar em pé durante minhas apresentações públicas. Meu maior desafio não foi substituir um palestrante importante que não conseguiu comparecer ao compromisso. Meu maior desafio não foram as irritantes filas de segurança do aeroporto e os voos atrasados. Na verdade, meu maior desafio foi a grande quantidade de bagagem que tive que levar de um lugar para outro devido ao meu extenso itinerário.
No início de minha viagem, meu marido se mostrou preocupado sobre como eu conseguiria administrar tanta bagagem. Garanti a ele que estava na missão de Deus e que Ele daria um jeito. E Ele o fez. Em diversas ocasiões, Deus enviou bons samaritanos para me ajudarem com minha bagagem de mão e, outras vezes, inclinou a balança a meu favor para que a bagagem despachada ficasse dentro do peso previsto. Ao refletir sobre minha árdua jornada daquele ano, lembrei-me de que estamos numa jornada rumo ao Céu. Que bagagem estamos levando? Estamos carregando as obras da carne, tais como “imoralidade sexual, impureza, libertinagem, […] feitiçarias, inimizades, […] iras, discórdias, divisões, facções, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas” (Gl 5:19-21)?
O apóstolo Paulo nos dá um bom conselho para nossa jornada cristã: “Livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta” (Hb 12:1). A autora Ellen G. White também aconselhou: “O caminho para a vida eterna é íngreme e difícil. Não tome sobre si fardos além dos necessários, que retardam seu progresso” (O Lar Adventista, p. 67). Ao corrermos a corrida, nossa bagagem deve consistir no fruto do Espírito que é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio, que pode ser considerada uma bagagem leve.
Aguardo ansiosamente o momento em que minha jornada terrena terminará e participarei daquela grande formatura no Céu, onde não serei a oradora principal, mas sim uma entre os formandos. Jesus não poupará esforços para fazer desta a formatura das formaturas! As hostes angelicais e os redimidos de todas as idades estarão lá torcendo por nós. Eu anseio pelo Céu. E você?
Gerene I. Joseph