Quinta-feira
30 de outubro
Desacelere
Venham a Mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e Eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o Meu jugo e aprendam de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve. Mateus 11:28-30

Sou a única que deseja trocar meu smartphone por um telefone fixo normal com discagem rotativa? Parece que a invenção desse único dispositivo mudou as normas sociais e acelerou o ritmo da sociedade. Não esperamos mais chegar em casa para verificar nossa secretária eletrônica. Sim, eu disse secretária eletrônica. Agora, espera-se que atendamos os telefonemas enquanto estamos seguindo nosso caminho e, se por acaso perdermos uma chamada, temos que ligar de volta assim que ouvirmos a mensagem. Enviar mensagens de texto tornou-se a nova norma de comunicação, e uma resposta é interpretada como rude ou desdenhosa em questão de minutos.

Agora espera-se que realizemos multitarefas constantemente. Nossos celulares ficam na mesa de cabeceira e nós os verificamos antes de ir para a cama e logo que acordamos. Esse pequeno aparelho nos mostra as notícias, a previsão do tempo, nos mantém conectados com familiares e amigos, nos envia e-mails de trabalho e nos dá acesso infinito à internet.

Sinto falta do ritmo mais lento dos anos oitenta e noventa. Agora estou parecendo uma velha. Tornamo-nos uma sociedade cujas mentes estão tão constantemente absortas em “alguma coisa” que perdemos o momento presente. Você notou as folhas brotando na última primavera ou simplesmente percebeu um dia que as árvores não estão mais desfolhadas?

Para simplificar, o que estou dizendo é que estamos muito ocupadas. Uma das lições que aprendi durante minha recente recuperação hospitalar foi desacelerar. O que eu não percebi é que isso não tem preço. Há poder em estar presente. Estar presente em cada momento e focar no assunto em questão, mesmo que seja apenas focar em comer aquele tomate-cereja que está no prato. O benefício? Eu poderia realmente apreciar o sabor e a sensação dele estourando em minha boca.

Antes de minha hospitalização, eu me movia tão rápido que sentia falta da beleza que pode ser encontrada em cada momento. Deus nos proporciona muitas alegrias todos os dias, mas precisamos desacelerar tempo suficiente para apreciá-las.

Tricia Wynn Payne