Terça-feira
14 de outubro
HIPOCRISIA ESTÉTICA
A beleza é enganosa, e a formosura é passageira. Provérbios 31:30

A hipocrisia estética é um mal que tem sido impulsionado pelas redes sociais, especialmente aquelas baseadas em imagens. Nesse meio, os usuários conseguem se apresentar de uma forma bastante diferente da realidade.

Nas fotos de perfil, vemos rostos belos e felizes em lugares paradisíacos. Mas muitos se esquecem de que, por trás delas, geralmente existe uma indústria multimilionária especializada em elevar simples seres humanos ao patamar da perfeição.

Os espectadores desse espetáculo estético se entristecem quando contrastam a própria realidade com o que os aclamados influencers apresentam em suas redes sociais. Infelizmente, a consciência de que esses profissionais da imagem não são exatamente o que aparentam ser não reduz a frustração de grande parte de seus seguidores.

Infelizmente, a superexposição a esse ambiente irreal tem feito com que muitos jovens desenvolvam problemas emocionais, como a dismorfia corporal, ao tentar imitar seus influencers favoritos, pois o espelho não tem os mesmos recursos de filtragem e edição de imagens disponíveis no meio digital.

Talvez a pior consequência dessa tendência atual seja a valorização excessiva da beleza exterior em detrimento do aperfeiçoamento interior, ou seja, do caráter. Há quem pense não ser necessário se esforçar tanto para ser uma pessoa melhor, pois um bom álbum de fotos já dá conta de produzir uma boa impressão.

Contrariando esse tipo de pensamento, o apóstolo Pedro disse que a verdadeira beleza deve ser “algo interior, imperecível, demonstrada em um espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus” (1Pe 3:4). Nosso Criador nos vê sem filtros. Ele conhece nosso coração e deseja torná-lo mais belo a cada dia. Para isso, basta que o entreguemos a Ele. Você deseja ter um coração mais belo?