Quinta-feira
23 de outubro
A VINDA DO MESSIAS
Saiba e entenda que, a partir da promulgação do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o Príncipe, venha, haverá sete semanas e sessenta e duas semanas. Ela será reconstruída com praças e fosso, mas em tempos difíceis. Daniel 9:25

As batidas do coração de Daniel continuavam em harmonia com a eternidade. Com a vitória dos persas sobre os babilônios, os israelitas entenderam isso como um sinal de que a libertação estava próxima. Porém, Daniel estava angustiado. Alguma coisa ainda parecia estar fora do lugar.

Gabriel, emissário do Céu, cruzou as galáxias em uma velocidade superior à da luz para consolar o profeta com a certeza da vinda do Messias. Ele explicou que, a partir do decreto para a reconstrução de Jerusalém, o relógio profético iniciaria a contagem regressiva de 70 semanas proféticas para a chegada do Messias, que seria morto e estabeleceria uma nova aliança, não apenas com os judeus, mas com todos os povos.

A primeira promessa divina para a humanidade fala da vinda do Messias (Gn 3:15). O povo de Deus aguardou Sua vinda por milênios. Ele viria na plenitude do tempo (Gl 4:4). E Daniel, conhecido entre os anjos como “muito amado” (Dn 9:23), recebeu a profecia que apontava com precisão para a chegada do Ungido.

O decreto para a reconstrução de Jerusalém foi assinado em 457 a.C. A partir dessa data, a profecia das 70 semanas proféticas, isto é, dos 490 anos literais, cumpriu-se com exatidão. Foram gastos 49 anos na reedificação de Jerusalém. Até a unção de Cristo, em Seu batismo no rio Jordão, passaram-se mais 434 anos. E, na metade da última semana, como estava profetizado, Ele foi morto. Seu sangue foi derramado como sacrifício definitivo, estabelecendo a nova aliança de Deus com os homens.

A palavra de Deus se cumpriu com exatidão. Desde o princípio, nosso Pai celestial tem transmitido ao Seu povo as informações relacionadas a cada etapa do plano da redenção, para que saibamos que o Céu está trabalhando incansavelmente pela salvação da humanidade.

Deus espera que aceitemos a oferta da graça e anunciemos o evangelho para aqueles que estão ao nosso redor. Você aceita participar dessa missão?