Terça-feira
04 de novembro
LÁGRIMAS
Registra, Tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em Teu odre; acaso não estão anotadas no Teu livro? Salmo 56:8.

Em apenas uma gota de lágrima há um oceano de sentimentos. É surpreendente como algo tão pequeno e efêmero contém tanto significado emocional. Cada lágrima que cai é como uma mensagem codificada, uma expressão única do caleidoscópio das emoções humanas.

Nem todas as lágrimas são de tristeza, embora sejam as mais comuns. As lágrimas têm o poder de produzir empatia e conectar indivíduos em suas dores. Mas elas não nos conectam apenas com os nossos semelhantes. Também nos ligam a Deus.

Certa vez, o profeta Jeremias expressou sua dor pelo futuro de Judá com as seguintes palavras: “Mas, se vocês não ouvirem, eu chorarei em segredo por causa do orgulho de vocês. Chorarei amargamente, e os meus olhos transbordarão de lágrimas, porque o rebanho do Senhor foi levado para o cativeiro” (Jr 13:17). Durante Seu ministério terrestre, Jesus também ficou comovido com o sofrimento humano. Ao ver Maria, irmã de Lázaro, chorando, Ele deu vazão aos Seus sentimentos mais profundos e chorou (Jo 11:33-35).

Ellen G. White escreveu: “Nenhuma lágrima é derramada sem que Deus saiba” (Caminho a Cristo, p. 55 [86]). E o verso de hoje nos diz que Deus guarda as lágrimas do sofredor em um odre, sem que nenhuma delas se perca. As lágrimas estão, por vezes, associadas ao sofrimento neste
mundo de pecado. Mas esse estado de coisas não perdurará para sempre. No livro do Apocalipse, Deus promete que “enxugará dos [nossos] olhos toda lágrima” (Ap 21:4, NAA), o que significa que Ele fará desaparecer todas as fontes de tristeza e de sofrimento.

Cristo carregou todo o peso do pecado da humanidade. Seu coração puro experimentou os sentimentos mais excruciantes ao Se ver separado do Pai por nossa causa. Ele suportou tudo isso para que, em breve, não tenhamos mais motivos para chorar.

Se você tem tido razões para chorar, lembre-se de que Deus conhece a sua condição e não suporta ver você assim. Abra seu coração a Ele e clame pelo consolo celestial. Nosso Pai o tomará em Seus braços de amor e fará você experimentar a paz “que excede todo o entendimento” (Fp 4:7).