Depois que Ben e eu, em nossos veículos cobertos de cinzas, conseguimos passar pelo pior dos incêndios, continuamos avançando em direção a Modesto, onde moram nosso filho Benjie e sua família.
Onde está Deus no meio de uma perda tão devastadora do lar, de uma propriedade e de vidas humanas? Pois bem, dia após dia, aqui em Modesto, Deus nos mostrava a beleza de Sua presença e compaixão por meio das pessoas. Todos os dias, as pessoas que ouviam nossa história nos davam descontos. Elas queriam ajudar de alguma forma uma vítima de incêndio.
Certo dia, em uma loja de roupas com desconto, uma vendedora perguntou se poderia me ajudar a encontrar alguma coisa. Eu compartilhei minha história e ela me abraçou e começou a chorar. Quando perguntei sobre possíveis descontos, o gerente me informou que a loja não os oferecia. Evidentemente a vendedora escutou, pois alguns minutos depois ela me entregou 60 dólares!
Em um sábado, Ben pregou em uma igreja na cidade de Turlock, na Califórnia. Então, um cavalheiro chamado Gary veio conversar comigo sobre a nossa perda. Quando saímos da igreja, ele me deu (enquanto apertávamos as mãos) uma nota de 100 dólares. Chocada, eu agradeci por sua generosidade. Ele disse que não planejava ir à igreja naquele dia, mas decidiu, no último minuto, que iria.
Oro para que Deus continue a me lembrar que Ele está vivo e supervisiona minhas perdas, minhas emoções e a minha vida. Continuo aprendendo que Deus é fiel – e me apego às Suas promessas. Na primeira manhã depois de dormir no trailer no quintal da casa de nosso filho em Modesto, Deus me lembrou de Isaías 43:4 e 5. Pode haver incêndios ao meu redor, mas eles não me consumirão. No dia seguinte, Deus me revelou outra promessa. Ele não apenas será meu Guia em “caminhos desconhecidos” (Is 42:16), como também fez a aliança de nunca me abandonar em meio a perdas e provações (verso de hoje). Finalmente, Ele garante a mim – e a você – que Nele podemos ser fortes e corajosas, pois Ele é uma presença muito compassiva e real ao nosso lado. E, muitas vezes, a beleza do Seu amor “surgirá” das cinzas, sendo demonstrado por meio das pessoas.
Mary H. Maxson