Na natureza aprendemos lições de vida muito importantes. Por meio dos vasos de jardinagem de minha varanda, Deus me ensinou repetidamente sobre Seu amor, paciência e a futilidade das aparências.
Um dia, enquanto cuidava de uma de minhas plantas, percebi que ela sempre tinha lindas flores e ricas folhas verdes, mesmo quando eu me esquecia de regá-la. Isso me fez pensar sobre como pensamos que talvez outras pessoas, com base nas aparências, tenham vida perfeita e que talvez o lado ruim sobrou para nós. Cometemos o erro de ter pena de nós mesmas e de pensar que Deus não tem por nós as mesmas considerações que tem por Seus outros filhos. Mas isso, querida irmã, é um grande engano.
Enquanto eu estava ali sentindo que a vida não era justa, um pensamento me ocorreu: Vire as folhas. Primeiro, continuei olhando as flores, mas finalmente virei algumas folhas da planta. Para minha surpresa, descobri que a parte inferior das folhas estava coberta de fungos e de moscas-brancas. Fiquei espantada e, honestamente, com vergonha também.
Naquele momento, Deus queria que eu entendesse, por meio da natureza, que nem tudo o que vemos é o que parece – nem perfeito. Cada família, cada pessoa… todo mundo tem seu fungo e sua mosca-branca – alguma área da vida que está sendo, ou foi, tocada pelo pecado. É claro que Deus quer limpar essas áreas e, às vezes, podá-las, se necessário, para promover o crescimento espiritual. Eu acabei podando aquela planta com flores o máximo que podia. Ela voltou a crescer livre de pragas e mais bonita do que nunca. Deus quer fazer o mesmo conosco.
Deus quer transformar nosso coração, ajudar-nos a crescer e nos transformar em lindas plantas frutíferas, que possam dar testemunho sobre Seu amor e sobre Seu governo em nossa vida. Ele quer que brilhemos e glorifiquemos Seu nome em tudo o que fizermos, não apenas nas áreas que as pessoas podem ver.
Que Deus continue a nos dar as lições que precisamos aprender e nos ajude a crescer na saúde espiritual até que sejamos transformadas à Sua imagem.
Yvita Antonette Villalona Bacchus