Quando minha filha Karolyn era pequena, tinha um jeito peculiar de presentear os amigos que faziam aniversário. Confesso que eu sempre ficava intrigada e um pouco preocupada quando ela me dizia que o presente do aniversariante já estava pronto. Ela recolhia flores, folhas, pedras diferentes e fazia um desenho ou escrevia um recadinho, colocava num saquinho e esse era o presente. Eu tentava explicar que iríamos comprar outro presente para completar o que ela havia feito, mas ela explicava de maneira decidida: “Mãe, não precisa. Este é de coração! ”
Em meu universo adulto, com medo de julgamentos, eu avaliava que não seria adequado entregar aquele “presente”. Tentávamos convencê-la de que deveríamos buscar outra opção, e algumas vezes o presente de “verdade” foi comprado e substituído. Quando me lembro desses momentos, fico pensando como minha filha, ainda tão pequena, me ensinou lições preciosas. Ela colocava seu amor e dedicação nos desenhos, cartinhas e naquilo que ela recolhia no quintal. Para ela, não importava o valor, mas especialmente o que estava no coração.
O texto de hoje nos lembra que o Senhor não nos julga como os homens, pela aparência, mas pelo que somos. Vivemos em um mundo onde há uma hipervalorização do exterior. Muitas mulheres sofrem com problemas de autoestima porque não estão dentro do padrão estabelecido pela sociedade.
Logo após o banquete sacrifical, na casa de Jessé, Samuel começou a examinar os irmãos de Davi. Com porte principesco, fortes, belas feições, Samuel foi tentado a escolher apenas pelo que via, mas Deus o repreendeu e reforçou que Ele buscava para ser rei de Israel alguém que cumprisse seu dever, com dedicação, humildade, mas, sobretudo, que tivesse uma comunhão íntima com Ele. Quando Davi se apresentou diante de Samuel, ele era apenas um jovenzinho cheio de sonhos, mas Deus o escolheu para ser rei, pois tinha grandes sonhos para a vida dele.
É possível que em algum momento você tenha sido levada a pensar que seus bens ou sua aparência sejam mais importantes do que você mesma; por isso, gostaria de lembrá-la de que Deus está mais interessado em como você se relaciona com Ele, pois, aos olhos do Pai, você é uma princesa, única, preciosa e capaz. Comece o dia feliz na certeza de que Deus vê o coração, e Lhe oferte como presente o melhor que houver dentro dele.
Alzira Luciana Ferraz de Souza