Segunda-feira
22 de dezembro
Surpresas divinas
“Porque os Meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, e os caminhos de vocês não são os Meus caminhos”, diz o Senhor. “Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os Meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os Meus pensamentos são mais altos do que os pensamentos de vocês.” Isaías 55:8, 9

O ano era 2014. Minha casa estava cheia de tristeza. Eu estava desempregada havia seis anos e mudei de um estado para outro tentando resolver uma situação de imigração, mas sem sucesso. Meus filhos pediram que eu me juntasse a eles para que pudéssemos lutar juntos, embaixo do mesmo teto. Todos passávamos por diferentes níveis de privação devido aos nossos problemas de imigração. Sempre havia uma sensação de medo e incerteza no ar, enquanto nos perguntávamos: O que vem a seguir?

Em uma manhã de sexta-feira, peguei a correspondência com indiferença, acreditando que eram só cartas aleatórias. Enquanto verificava a correspondência, lembrei-me dos dias felizes em que eu fazia parte da equipe do hospital. Fiquei cheia de nostalgia, refletindo sobre os momentos que passei ajudando meus colegas de pós-graduação e outros capelães do hospital. Eu tinha uma licença ativa de pastora comissionada que me permitia trabalhar e sustentar minha família, mas, infelizmente, ela expirou junto com minha autorização de trabalho. Além disso, perguntei-me por que razão eu ainda estava desempregada, sentindo-me desamparada e sem esperança, depois de ter gastado um bom dinheiro para me formar em medicina. Aliás, eu fiquei impressionada quando Deus me conduziu para essa área, primeiro, para me curar de uma bursite e, também, para me usar como um instrumento de ajuda aos outros.

Eu estava absorta nesses pensamentos, quando notei um envelope diferente no meio das cartas. Então, sentei-me para poder abri-lo. Eu havia sofrido duas negativas da minha autorização de trabalho; por isso, abri aquele envelope por último, com as mãos trêmulas. Para meu espanto, era meu Green Card (documento de autorização para viver e trabalhar nos Estados Unidos de forma permanente). Meus olhos se encheram de lágrimas de alegria. Corri para compartilhar aquela surpresa com uma de minhas filhas que tem doutorado na área médica, mas que, por falta de autorização de trabalho, estava triste enrolada na cama. Nós nos regozijamos e agradecemos a Deus por nos dar esperança – pois Ele não tinha terminado Sua obra em mim. O Senhor me resgatou do mais profundo desespero. Seus caminhos e pensamentos vão além de nossa compreensão!

Ekele Ukegbu-Nwankwo