É de manhã cedo. Minhas malas estão prontas para mais uma viagem. Como sempre faço, olho pela janela antes de colocar as malas no carro para ir até o aeroporto. Para minha surpresa, será um dia de muita neblina. Não gosto de viajar com neblina. Quando isso acontece, a preocupação e o medo tomam conta de minha mente. Geralmente, fico ansiosa com minha segurança durante um nevoeiro, mas se estou dentro de um avião, fico mais insegura porque não tenho uma visão clara do que tem adiante.
Você também está lutando contra um dia de neblina? Você mesma criou desnecessariamente seu dia nublado em sua mente? Deixou que as circunstâncias lhe enchessem de dúvidas e medo? Permitiu que a névoa guiasse suas emoções? Você se esqueceu das coisas pelas quais é grata? Eu sim. Eu só queria um dia ensolarado!
Mas, mesmo sem saber, eu estava sabotando minha própria jornada, porque minha mente tinha criado as nuvens espessas e escuras do medo e da ingratidão. Eu não estava feliz naquele dia… Deus me lembrou o quão importante é a jornada. Nem sempre se trata de chegar ao destino. A neblina, a viagem lenta e os desvios fazem parte do propósito de Deus para nossa vida. Meu avião atrasou horas, meus planos foram alterados e minha paciência foi testada. No entanto, surpresas como essa nos ensinam o que fazer num dia nublado: lançar nossa ansiedade sobre Deus.
Se você entregou seu dia a Ele, deixe que Ele dirija tudo.
Eu gosto da imagem que se forma quando ouço o verbo “lançar”. O dicionário o define como “atirar algo com força numa direção específica”. Sabemos em que direção, não é? Na direção de Deus! Deixe que Ele carregue o fardo do medo e da ansiedade – Ele está no controle total. Mulheres, como Agar, Joquebede, Rute, Noemi, Ana, Ester e Maria, “lançaram” a ansiedade aos pés do Senhor durante seus dias nublados. Elas esperavam que Ele assumisse o controle. Algumas até imploraram por isso.
Quaisquer que sejam as circunstâncias em que você se encontra hoje – quer você tenha acabado de celebrar uma experiência edificante no topo de uma montanha ou, por outro lado, tenha acabado de atravessar cegamente a noite mais escura de sua vida – saiba que Deus é o mesmo tanto no dia ensolarado e claro como na noite chuvosa e nublada. “Lancem sobre Ele todas as suas ansiedades, porque Ele cuida de vocês.” Por quê? Porque Ele Se importa com você. Ele quer carregar seu fardo e sabe como fazê-lo. Acredite, minha amiga, e desfrute a jornada!
Raquel Queiroz da Costa Arrais