Sexta-feira
26 de dezembro
O que estou contemplando?
E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na Sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito. 2 Coríntios 3:18

Há alguns dias, o proprietário de uma casa me disse:

– Se eu soubesse que essa reforma na cozinha levaria tanto tempo e que resultaria em balcões estragados depois de um ano, eu nunca teria feito isso. Os projetos de reforma parecem ser tão fáceis na televisão. Nunca mais vou fazer isso!

Esse comentário sobre ser influenciado pela televisão me fez refletir sobre as crianças. Muitas vezes os pais não percebem o perigo que se esconde por trás dos desenhos animados e filmes aos quais as crianças são expostas. As imagens penetram a sensível mente delas, convidando-as a confiar e acreditar no que veem e ouvem.

Também refleti sobre o fato de que a maioria dos programas de televisão tem como objetivo não apenas entreter, mas também capturar, se não escravizar, a atenção, o tempo e a memória das pessoas. Ela faz com que nós, adultos, queiramos ser – e/ou nos parecer – com outra pessoa. Isso nos faz querer uma casa maior, móveis novos ou mais decorações para nossa casa, entre outras coisas.

Pessoalmente, sempre que eu permito que um desses pensamentos surja em minha mente, não é coincidência, mas sim uma escolha proposital para assistir e contemplar aquilo. Quando opto por desperdiçar meu tempo assistindo a programas de decoração e reforma, sinto que, de repente, meu coração começa a desejar coisas diferentes. Começo a dedicar meu tempo e meu foco às coisas deste mundo, que não têm valor duradouro para meu crescimento espiritual. Esses pensamentos às vezes roubam minha felicidade, especialmente quando se interpõem entre Jesus e eu. Perco o foco de minha verdadeira jornada, porque fico assistindo e contemplando coisas que começam a me fazer acreditar que isso ou aquilo me fará mais feliz. Você já sentiu que seu tempo ou seu dinheiro estavam sendo consumidos por algo realmente desnecessário em sua vida?

Deus começou uma boa obra de transformação em nós e quer continuá-la até que sejamos transformadas à Sua imagem. Portanto, continuemos a assisti-Lo e a contemplá-Lo como em um espelho, passando mais tempo com Ele por meio da leitura da Sua Palavra, da oração e do louvor, por meio de hinos e músicas de adoração. Quero lhe convidar a mais uma vez manter o foco em contemplar Jesus.

Lily Morales-Narváez