Família é um agrupamento de pessoas unidas pela conjugalidade ou filiação, capaz de deixar descendentes e transmitir valores. É o porto seguro do indivíduo, lugar de pertencimento.
O texto de hoje soa estranho na voz Daquele que inseriu entre os Dez Mandamentos o dever de honrar os pais. A Bíblia nos conta que Maria e os irmãos de Jesus estavam do lado de fora e pediam para falar com Cristo. Seria mais romântico imaginarmos Jesus interrompendo Sua mensagem para dar atenção aos familiares, mas não foi isso o que aconteceu. A resposta de Jesus à solicitação da mãe e dos irmãos veio na forma de uma pergunta aparentemente estranha: “Quem é a Minha mãe e quem são os Meus irmãos?” Embora possa parecer, a atitude de Cristo não foi rude, arrogante ou desrespeitosa. Ele apenas aproveitou a oportunidade para ensinar que os cristãos fazem parte de uma grande família que se une com base no amor a Deus e ao próximo.
Nós, cristãos, formamos uma família, pois somos filhos do mesmo Pai e irmãos de Cristo. Como família, temos valores que preservamos e transmitimos para aqueles que se tornam nossos irmãos ao nascerem para uma nova vida por meio do batismo. Nós cuidamos deles como se fossem irmãos mais novos, ajudando-os, dia a dia, a alcançar a maturidade cristã.
Um ser humano até consegue viver sem sua família biológica, mas sem a família espiritual é impossível, para quem se diz cristão, crescer e se fortalecer na fé. Quem acredita não ser necessário fazer parte da igreja para se desenvolver espiritualmente está enganado. Além do senso de pertencimento e da crença na verdade revelada nas Escrituras, precisamos da convivência, do apoio, da experiência e das orações de nossos irmãos.
Agradeça a Deus por fazer parte de Sua família e peça a Ele que use você para ser uma bênção nela!